CURADORIA

CURADORIA GERAL

ANA FONTES

Empreendedora, especialista em empoderamento e empreendedorismo feminino. Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, a primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil e do Instituto Rede Mulher Empreendedora. Também fundou e faz a curadoria da Virada Empreendedora. Atua como mentora e jurada em várias competições de empreendedorismo. É professora do Programa Empreendedorismo em Ação do Insper, consultora do projeto Itaú Mulher Empreendedora e do Programa 10.000 mulheres da FGV/Goldman Sachs. Representante brasileira no W20/G20 e vencedora do edital Goldman Sachs & Fortune Global Women Leaders Mentoring Award e painelista no Fortune Most Powerful Women.

ARENA INSPIRAÇÃO

Casos de empreendedores de sucesso e conteúdo de gestão dos negócios.

ALICE SALVO SOSNOWSKI

Alice Salvo Sosnowski é jornalista, especialista em empreendedorismo e sócia da agência digital Cinética. Autora do livro Empreendedorismo para Leigos e criadora da metodologia O Pulo do Gato Empreendedor©, atua também como professora da PUC-SP e influenciadora da Rede Mulher Empreendedora. É curadora da Virada Empreendedora desde a primeira edição.

ANTÔNIO PEDRO

Antônio Pedro é CEO na consultoria comercial Bem Vender, autor do livro “Manual do bom profissional”, colunista e professor na MeuSucesso.com. Com mais de 12 anos de experiência na área comercial, é um mercadólogo com foco no comportamento de consumo e com estudos aplicados na área de negócios sociais, responsáveis e sustentáveis.

CLAUDIA MAMEDE

Cláudia Mamede é jornalista, roteirista, empreendedora e com mais de 20 anos de experiência em comunicação corporativa e há dez, para PMEs. Empresária na Bula Consultoria em Comunicação e Colaboradora da RME, mentora nas horas vagas e uma das administradoras do Grupo Empreendedoras nas redes Sociais, além de curadora pelo quinto ano da Virada Empreendedora de São Paulo.

SILVANA INÁCIO

Silvana Regina Inácio é empreendedora, jornalistas, pós-graduada em Administração de Marketing e Relações Étnicos Raciais. Tem mais de 20 anos de experiência na área de comunicação corporativa para grandes, médias e pequenas empresas. É CEO na SI Comunicação empresa especializada em assessoria de imprensa, marketing estratégico e consultoria. É Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora e mentora na BlackRocks e Protagonizo.

ARENA MELHORES MENTORES

Durante todo o evento empreendedores, executivos, oferecerão mentoria de 20/30 minutos para apoiar empreendedores.

KÁTIA MENDES

Diretora e fazedora da KS Kaixas desde 1991, formada em Administração com ênfase na Pequena Empresa, participou do 10 Mil Mulheres – FGV, facilitadora da metodologia O Pulo do Gato. Formada em Terapias integrais energéticas e Master Reiki iniciando em 2018 o Maleea Cura Sutil, vivências de autoconhecimento feminino.

MARCELA QUIROGA

Especialista em vendas, Palestrante e Diretora da Rede Mulher Empreendedora, com propósito de apoiar o desenvolvimento da Mulher nos Negócios. Profissional com mais de 30 anos de vivência na área de vendas, atuou 27 anos na Natura em São Paulo, Bahia e Sergipe. Formada em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Anhembi Morumbi, com passagem pelo MBA da ESPM.

ILZE SOLA

Executiva de Marketing e Comunicação com mais de 20 anos de experiência internacional no setor de Saúde. Tem especialização nas áreas de Planejamento Estratégico, Branding, Modelagem de Negócios, CX e Comportamento Empreendedor. É fundadora da Thárros Consultoria na área de Gestão Estratégica e da Conecxa focada em experiência do cliente. Atua como mentora em várias instituições como Sebrae, Inovativa Fiesp e RME. Membro fundadora da Associação Mentores do Brasil.

WAGNER MANCINI

Mentor de start-ups no InovAtiva Brasil, UFABC, Acelera Startup FIESP, Sebrae e Google Campus SP. Mentorias em torno dos assuntos: Validação de Ideias; Estruturação de Negócios; Marketing B2B; Estrategias de Vendas B2B; Planejamento Financeiro; Planejamento e Organização; Gestão de Pessoas; Estruturação de Processos; Modelagem de Negócios; Modelagem Financeira; Orientação para Apresentação / Pitch Empreendedor desde 2000, com formação em engenharia elétrica, especialização em Administração e Marketing. Executivo do mercado de TI de 1986 a 2000. Trabalhou durante 15 anos como executivo na área de tecnologia da informação em empresas como Storagetek e Columbia Storage. Co-fundador da OmRá Consultoria em Negócios Produtividade, com foco em Produtividade Pessoal e Desenvolvimento Humano.

ARENA VAI TEC

GUILHERME RALISCH

Atuando no campo do empreendedorismo há 6 anos, já se envolveu em diferentes projetos ligados a startups, modelos de negócios inovadores, negócios de impacto social e empreendimentos comunitários. Na Ade Sampa é responsável por projetos de estímulo ao empreendedorismo criativo e tecnológico em regiões periféricas da cidade de São Paulo, entre eles o Criado em Sampa e o Vai Tec.
Antes da Ade Sampa, atuou no Sebrae-SP, onde foi o idealizador e responsável pela estruturação e implementação do programa Startup SP, e no ISES – Instituto de Sócio-Economia Solidária, onde era responsável por projetos de incubação de empreendimentos comunitários em diferentes regiões do Brasil.
É formado em Administração pela USP e possui diversas experiências internacionais relevantes.

MARYSOL GOES

Apaixonada por empreendedorismo, inovação social e novas economias, Marysol é analista de suporte a empreendedores na Ade Sampa e consultora e facilitadora da metodologia Fluxonomia 4D na organização Crie Futuros. Em sua jornada, coordenou o Núcleo de Empreendedorismo para Refugiados da Ong ADUS, idealizou iniciativas como “Mulher na Nova Economia” com foco em empreendedorismo feminino, “Criptoflux” integrando blockchain com tecnologias sociais e por muitos anos assessorou startups e empreendedores estrangeiros a estabelecerem negócios no Brasil.

GUILHERME ROCCA

Formado em relações internacionais e especialista em mídia, informação e cultura na América Latina,é apaixonado pela temática da autogestão e movimentos sociais periféricos. Em 2015, co-fundou o Cursinho Popular Transformação, um projeto autônomo de educação pré-vestibular para transexuais e travestis. Atualmente, trabalha na Ade Sampa com projetos de empreendedorismo tecnológico e criativo nas regiões mais afastadas de São Paulo por meio dos programas VAI TEC e Criado em Sampa.

ARENA DIGITAL

CRISTOVÃO WANDERLEY

Apaixonado por tecnologia e inovação, nos últimos 20 anos vem intercalando a experiência com os algoritmos a estratégias de negócio. Com profundo conhecimento de Marketing e Vendas, está sempre aberto à adoção de novas ferramentas e tendências. Por mais de 15 anos integrou o time de empresas multinacionais de tecnologia e comunicação. Hoje é o Diretor Geral da Stratlab Inteligência Digital, incansável no estudo de novas soluções e buscando sempre melhores caminhos para o crescimento de seus clientes.

FERNANDA NASCIMENTO

É Planejadora de Marketing, especialista em criar estratégias de geração de leads somada às de conversão em vendas. Com 24 anos de mercado, passou por grandes corporações como a americana Danaher e a alemã Volkswagen. Hoje atua na Stratlab, empresa de consultoria estratégica com operação de marketing digital, garantindo que os planos de seus clientes serão realizados. Professora do MBA de Vendas para Negócios de TI, da BandTec, e de LinkedIn para Negócios, na ComSchool, também ministra workshops e palestras sobre como gerar leads online em escolas como ESPM e FGV. Participa do projeto de Social Selling Experts, do LinkedIn, e de Influenciadores, da SAP.

THAIS FABRIS

Atua no mercado publicitário há 18 anos e tem 10 anos de experiência como diretora de criação. Viveu na Europa por 4 anos, onde liderou um bureau criativo com operações em Portugal e Turquia. De volta a São Paulo, foi diretora de criação em agências digitais, com foco em marcas voltadas para o público feminino.
Em 2015, criou a 65|10, uma consultoria especializada em comunicação com mulheres, com o objetivo de
ajudar agências e marcas a reverem o papel da mulher na publicidade.Entre as marcas atendidas pela 65|10 estão Ambev, Nestlé, Unilever e Itaú. Em 2017, lideraram o processo de co-criação que trouxe o primeiro Glass Lion do Brasil, para a campanha Meninas Fortes, de Nescau.

ISADORA LEONE

Relações Públicas, com 17 anos de experiência em comunicação estratégica, relações institucionais e governamentais, responsabilidade social, investimento social privado, patrocínios e passagens por empresas como General Motors e Volkswagen. Graduada pela FAAP, pós-graduada em Marketing pela ESPM e em Administração de Organizações da Sociedade Civil pela USP.

ARENA SUA EMPRESA VAI VIRAR

CAMILA COLNAGO

Apaixonada pelo que faz, Camila Krohling Colnago, executiva à frente da Comunicação 027, trabalha oferecendo suas habilidades criativas e seu conhecimento técnico para ajudar quem precisa de uma mãozinha para continuar fazendo o que ama. Profissional de Comunicação Institucional com sólida formação acadêmica e experiência, foi gestora de Comunicação Organizacional e Eventos em grandes empresas, onde conduziu projetos de posicionamento de marcas, assessoria de imprensa e relações públicas, assim como coordenou grandes eventos internacionais e geriu ações e investimentos de responsabilidade social. Como consultora de Comunicação Estratégica para pequenos negócios, startups e instituições do 3º setor, provê assessoramento e mentoria para empreendedores e organizações. Publicitária, pós-graduada em Marketing, mestre em Administração e Planejamento Estratégico e doutora em Comunicação, é também palestrante e professora de cursos de pós-graduação em Comunicação Empresarial e Empreendedorismo, Diretora de Comunicação da ONG Cidadão Pró-Mundo, parceira e influenciadora da Rede Mulher Empreendedora, curadora da Virada Empreendedora, mentora de programas de aceleração de startups, apoiadora do ecossistema empreendedor e empreendedora criativa da Maria Lembrancinha, estúdio de criação de produtos lúdicos que colabora para o protagonismo e o empoderamento feminino destinando a produção a mulheres em situação de vulnerabilidade.

HELOISA MOTOKI

Heloisa é influenciadora da Rede Mulher Empreendedora, fundadora da Quali Contábil (www.qualicontabil.com.br) e Consultora Especial no site Fórum Contábeis (http://www.contabeis.com.br/usuarios/102860/heloisa-motoki/). Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres (http://www.10000mulheres.com.br/empreendedoras/Heloisa-Motoki). Há 19 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo.

ARENA ENCONTRE SEU INVESTIDOR ANJO

MARIA RITA SPINA

Maria Rita Spina Bueno é diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, atuando com o desenvolvimento de startups e a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar
soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

ARENA FUTURISMO E INOVAÇÃO

LILIANE TIE

Community Builder na rede Women In Blockchain Brasil. Consultora de Projetos e Engajamento de Stakeholders. Colabora com movimentos de hack ativismo cívico e corporativo porque acredita na frase: “Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, foi sempre assim que o mundo mudou. – (Margaret Mead)”

CASSIANA BUOSI

Empreende desde os 12 anos e a partir dos 36, voltou-se 100% para o empreendedorismo. É CEO e fundadora da startup Futuro do Sexo, professora de Marketing de Serviços na pós-graduação da FEI (Gestão da Manutenção) desde 2007 e palestrante e Consultora on demand. Possui mais de 20 anos de experiência entre as áreas de Vendas & Marketing e Design na Volkswagen do Brasil.

ARENA CASA DAS EMPREENDEDORAS

IANA CHAN

Jornalista formada pela ECA/USP e apaixonada por tecnologia e educação, é fundadora da PrograMaria, iniciativa que tem como missão empoderar mulheres por meio da tecnologia e da programação, reconhecida pelo Edital VaiTec e pelo Prêmio Mulheres Tech em Sampa, do Google for Entrepreneurs e Rede Mulher Empreendedora. A PrograMaria realiza oficinas, eventos e cursos de formação técnica para mulheres que desejam iniciar no mundo da programação. Também é Program Manager na LigaVentures, primeira aceleradora totalmente dedicada a conectar startups e grandes empresas para gerar negócios e inovação.

TANIA GOMES

Sócia fundadora da Girl Boss Consultoria em Estratégias de Branding, premiada no Empreendedores de Sucesso da PEGN 2016, é escritora, palestrante e mentora no Programa SP Stars, além de presidir o Comitê Diversidade e Inclusão da Associação Brasileira de
Startups. Fundou em 2015 a 33e34 Shoes, que foi a primeira marca especializada no nicho de sapatos nessa numeração.
Administradora formada pela FESP PR, é pós-graduada pela FGV em Gestão Estratégica de Negócios e em Gestão do Conhecimento e Inteligência de Mercado pela PUC.

ARENA TECH FOR TEENS

SAMANTA LOPES

Empreendedora no segmento educacional e cultural. Vivência na organização e mentoria de eventos voltados a inovação como Startup Weekends, Hackathons e oficinas makers. Pedagoga em formação pela FEDUC com foco em inclusão e uso de metodologias de ensino-aprendizagem híbridas. Bacharel em Publicidade pelo IP Mackenzie em São Paulo. Entusiasta de novas tecnologias e colaboradora de projetos como Arduladies, Technovation Challenge, BlackRocks Startups e Women Up Games.

GIZIANE DIAS

Profissional de inteligência de mercado com experiência em startup, grandes empresas e consultorias. Como destaque, gerenciou a 1ª edição do programa de inovação tecnológica em parceria com Google (Startup in School), desenvolveu e controlou planejamento estratégico em empresas, além de implantar e gerenciar áreas de inteligência de mercado. Mestranda em Gestão de Projetos com pesquisas nas áreas de processos de inovação e gestão de portfólio de novos negócios. Formada em Ciências Sociais pela UFSCar, com pós-graduações em MKT (INPG) e Administração Estratégica (FIA-USP).

ALEX MARTINS

Biólogo formado pela Universidade de São Paulo atua como professor e técnico de Robótica de diversas equipes desde 2004. Neste período orientou diversos estudantes de Iniciação Científica em trabalhos selecionados para congressos como MOP e FEBRACE.  Participa da elaboração de materiais didáticos nas áreas de Ciência e Robótica.

ARENA EMPREENDEDORISMO SOCIAL

MARCELO NAKAGAWA

Marcelo Nakagawa é Professor de Empreendedorismo e Inovação do Insper, FIA, Fundação Vanzolini e Instituto Butantan nas disciplinas de inovação e empreendedorismo. É coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação. É membro do Conselho Consultivo da Anjos do Brasil, do Conselho Executivo de Inovação da Cyrela Commercial Properties. É colunista da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e do Estadão PME, além de ser colaborador da Exame PME. É consultor de empreendedorismo do SENAC-SP e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e consultor de inovação do Bradesco (InovaBRA), Kimberly-Clark e Cyrela Commercial Properties (CCP). É autor dos livros Empreendedorismo: Elabore seu plano de negócio e faça diferença (Ed. Senac, 2013) e Plano de Negócio: Teoria Geral (Ed. Manole, 2011) e co-autor de Empreendedorismo Inovador: Como criar startups de tecnologia no Brasil (Ed. Evora, 2012), Sustentabilidade & Produção (Ed. Atlas, 2011) e Engenharia Econômica e Finanças (Ed. Elsevier, 2009) . É doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC-SP) e graduado em Administração de Empresas (FEA-USP). Foi um dos primeiros mentores da Endeavor Brasil, Diretor de Empreendedorismo da FIAP, Diretor de Pesquisa da Naspers/MIH, Diretor de Inovação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Chefe da área de pesquisa da Eccelera Brasil e pesquisador da A.T. Kearney. Também já atuou como professor na FGV, ESPM, FACCAMP e BM&F BOVESPA.

ARENA STARTUP RUN

CAROLINA AUGUSTA

Carolina é formada em Relações Internacionais com foco em liderança pelo IBMEC-RJ. Durante a formação acadêmica tornou-se diretora da Enactus, organização internacional de fomento ao empreendedorismo e trabalhou na ONU. Iniciou carreira corporativa na Ambev em posições de liderança nas áreas de Vendas, Gente e Gestão. Atualmente é Cofundadora da Boomit, plataforma dedicada a treinamentos e mentorias que já impactou mais de 13.000 empreendedores. Faz parte da comissão de empreendedores cívicos e é mentora na RAPS, é advisor e investidora em empresas do setor de tecnologia, moda e saúde.

POLYANA GIARDINO

Polyana Giardino é empreendedora Cofundadora da Boomit, plataforma chancelada pela Unesco dedicada a treinamentos e mentorias para empreendedores dedicou-se ao Marketing e a Comunicação durante 14 anos antes de empreender, assumindo Gerência Nacional e na América Latina em multinacionais. Como Gerente de Marketing e Comunicação na Philips, ganhou um prêmio mundial focado em inovação e intraempreendedorismo. Retornou de seu MBA em Empreendedorismo, em Babson College, decidida a empreender naquele momento e desde 2015 seu foco tem sido ajudar outros empreendedores. Estudiosa em neurociência e comportamento humano, acredita que todos podem e devem desenvolver uma mentalidade empreendedora.

DÚVIDAS? FALE CONOSCO (11) 2619-9190 virada@viradaempreendedora.com.br
INSCREVA-SE