EXPOSITORES

A área de exposições deste ano da Virada Empreendedora será totalmente dedicada ao empreendedorismo social. O intuito de dar visibilidade e reconhecimento a projetos independentes que realizam ações de impacto social e solucionam problemas em suas comunidades.

As iniciativas foram selecionadas através do preenchimento de formulários online e poderiam abranger temas como meio ambiente, comunicação, ciências e tecnologia, saúde, cultura, educação, artes e esportes, desde que cumprissem o critério de transformação, promoção e desenvolvimento de parcelas da população em situação de vulnerabilidade e/ou desigualdade social.

Conheça nossos expositores:

 

 

Alma Preta

O Alma Preta Jornalismo discute a questão racial. Mídia negra e livre à serviço da população brasileira no combate ao racismo. O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial. Produz reportagens, coberturas, notícias e produtos audiovisuais. Oferece serviços de assessoria de imprensa, design e programação.

52,7% da população brasileira, negros e pardos somam apenas 22% do total de profissionais no Jornalismo. A isso somam-se desvantagens econômicas e sociais. Expôr esta contradição é papel ético da imprensa. Desmontar essa narrativa é missão do Alma Preta.

Site: http://almapreta.com/
Contato: jornalismoalmapreta@gmail.com

BlackRocks

O BlackRocks é uma iniciativa que visa aumentar a diversidade racial no ecossistema empreendedor brasileiro com o apoio a profissionais negras e negros, para atuarem como fundadores de startups inovadoras, gerando oportunidades de desenvolvimento, conexão para transformação e trazendo mais inovação para o ecossistema.

Site: www.blackrocks.com.br
E-mail: blackrockssp@gmail.com

Flores para os refugiados

O flores para os refugiados começou em abril de 2016 quando Kety Shapazian foi para um farol vender flores para que sua filha, Gabriela, continuasse a trabalhar como voluntária na crise dos refugiados. Um ano depois, o projeto virou um negócio e as suas são sócias. Hoje elas têm um ponto fixo de vendas na Casa Orgânica, supermercado na Vila Madalena, e neste ano passaram também a vender flor por quilo, uma novidade no segmento.

No final de junho, a jovem de 17 anos embarca pela quinta vez para a Grécia, onde deve ficar pelos próximos três meses atuando em diferentes projetos. Ainda neste ano, Gabi vai trabalhar com refugiados na Turquia e no Líbano. Desde dezembro de 2015, ela já somou seis meses de ajuda humanitária na Grécia e também na Sérvia.

Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/floresparaosrefugiados/
Contato
Kety Shapazian
Email: shapazian.kety@gmail.com

Muna Sabores Árabes

Antes da guerra na Síria, Muna, seu marido e quatro filhos tinham uma situação muito estável. Bons empregos, casa, carro, tudo era viável. Quando a guerra estourou, perderam seus trabalhos e fugiram para o Egito, depois vieram ao Brasil, o único país que aceitou a família síria. Se antes a expectativa de Muna era continuar trabalhando em sua área, a realidade se mostrou dura: sem falar português e com formação não-equivalente, não encontrou nenhuma ocupação. Com todas as dificuldades encontradas por uma mulher refugiada mãe de filhos pequenos, Muna passou a vender sobremesas Árabes na região da 25 de março e Santa Ifigênia, dando origem à Muna – Sabores & Memórias Árabes, e até deu oficinas de culinária típica. Mesmo ganhando atenção das mídias locais, ela ainda encontra dificuldades em manter a vida de sua família estável na capital.

Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/munacozinhaarabe/?pnref=story

Pró-Saber São Paulo

O Pró-Saber SP é uma organização social que desenvolve programas inovadores em Educação, para crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, da comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo. Um dos eixos principais do Pró-Saber SP é o desenvolvimento integral do ser humano. Fazemos isso por meio de um mergulho no universo literário, de aulas de artes, rodas de conversa e projetos que os alunos desenvolvem na comunidade.

Site:  www.prosabersp.org.br

Síntese.eco

A Síntese.eco, e-commerce de roupas e produtos sustentáveis, foi lançada em 2016 por duas jovens da periferia de São Paulo. Por conhecerem a situação dos menos favorecidos em uma grande metrópole do Brasil as jovens empreendedoras decidiram que o negócio não poderia ser apenas criativo e lucrativo, tinha que ter uma função social. Por isso, a marca trabalha sobre a tríade:

Ação Social – atividades que promovam melhoria em nossa sociedade (remuneração justa aos colaboradores, doações a instituições e comprometimento com a sociedade como um todo).

Sustentabilidade – uso de materiais reciclados na produção de nossas peças e de produtos que facilitem a vida das pessoas que querem ser mais sustentais. Promoção do consumo consciente.

Apoio a arte independente – dar espaço para artistas que não tenham tido ainda a oportunidade de mostrar seu talento para o mundo, com reconhecimento que eles merecem.

Site: www.sintese.eco.br
E-mail: contato@sintese.eco.br

Soulvox

Trabalhamos com gravações e arquivos de áudio, eles podem estar em qualquer formato. Com esses arquivos criamos um banco de dados individual da própria pessoa com frases e expressões que ela usa com frequência, 100% customizável. Caso a pessoa não possua arquivos pessoais de voz é possível encontrar alguém com uma voz compatível que sirva como doador, dando voz para pessoas que perderam ou nunca tiveram fala.

DÚVIDAS? FALE CONOSCO (11) 2619-9190 virada@viradaempreendedora.com.br
INSCREVA-SE