PROGRAMAÇÃO

SÁBADO 09/06

Casos de empreendedores de sucesso e conteúdo de gestão dos negócios

CURADORIA: ALICE SALVO, CLAUDIA MAMEDE, SILVANA INÁCIO, ANTÔNIO PEDRO
PALCO ITAQUERA

HORÁRIO:
 14H ÀS 22H

14H – ABERTURA

14H30INSPIRAÇÃO
CARLA SARNI – 
Dra. Carla Sarni é formada em Odontologia, especializada em Bucomaxilo e possui diversos cursos de empreendedorismo pela FGV. É mãe, esposa e empresária reconhecida como uma das maiores lideranças femininas do país. Recentemente, participou do Brazil Conference como palestrante, em Boston, evento organizado pelo MIT e Harvard, e tornou-se case de sucesso da plataforma de negócios MeuSucesso.com.
É fundadora da Sorridents, maior e mais premiada rede de clínicas odontológicas da América Latina, que já foi case em diversas escolas de negócios, como o Sebrae, FGV e, mais recentemente, a Harvard Business School. Além de presidir a Sorridents, também divide seu tempo e expertise à frente da Sorridents (plano odontológico focado na prevenção, saúde e bem-estar de seus conveniados), do Instituto Sorridents (instituição referência na prática da odontologia social), da Docbiz (soluções em gestão, marketing e pessoas para desenvolver os profissionais da área da saúde e seus negócios), e ampliando o escopo na área da saúde, agregando ao portfólio do grupo, fundou a Olhar Certo (Clinicas Oftalmológicas) e adquiriu a GiOlaser (rede de depilação a laser e estética).

15H30 – SAÚDE EMOCIONAL: É POSSÍVEL CONTROLAR A ANSIEDADE E O STRESS?
KAREEMI – palestrante motivacional, facilitadora da saúde emocional, e autora do livro “Viva Com Leveza”. Seu trabalho em desenvolvimento humano começou como um hobby. Insatisfeita com a vida de  jornalista workaholic, em 2008 ela criou um blog com crônicas de auto-ajuda afim de ajudar os leitores a perceberem os fatos adversos da vida apartir de uma perspectiva positiva. Mas foi em 2012, após um grave acidente  que lhe amputou o braço direito, que esse caminho se consagrou através de suas palestras, workshops e conteúdos gratuitos que oferece em suas redes sociais.
FÁTIMA MACEDO –  
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2000), especialização em Terapia Cognitiva Comportamental (2002) pelo Núcleo de TCC, especialização em Transtornos Alimentares pelo IPq-HCFMUSP (2003). MBA em Promoção de Saúde e Gestão de Programa de Qualidade de Vida pela São Camilo (2006) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP (2011). Membro fundador do Grupo de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho (SAMPO) do IPq HC-FMUSP e membro da ABQV, Associação Brasileira de Qualidade de Vida, desde 2006, tendo feito parte do grupo de desenvolvimento da entidade. Especialista em Psicologia da Saúde Ocupacional – Ipq-HCFMUSP. Faz parte da coordenação e é docente do Curso de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho, atualmente em sua 4ª turma e do Curso de Psicologia da Saúde Ocupacional, atualmente na sua 1ª turma, ambos do IPq-HCFMUSP.
Fundadora e CEO da Mental Clean, empresa de prestação de serviços em saúde mental do trabalhador. Como Empresária do Ano pelo sua gestão, recebeu o Premio de Destaque Empresarial em 2011 concedido pela Associação Comercial de São Paulo. Sua metodologia na implantação e condução de programas segue as diretrizes e práticas da FNQ – Fundação Nacional de Qualidade, e da ABQV, tendo a Mental Clean implantado Programas de diagnóstico, bem-estar, qualidade de vida, saúde mental e dependência química em empresas como Vale, Abyara, Unilever, Alcoa, Metrô, CPFL, entre outras, levando estas empresas a ampliarem sua visão e atuação nos cuidados em saúde mental e emocional. Em Outubro de 2011, a VALE recebeu o prêmio internacional “Global Health and Safety Awards 2011”, concedido ao Programa de Prevenção e Tratamento da Dependência Química, desenvolvido e implantando pela Mental Clean.

16H45 – PAINEL EMPRESAS SUSTENTÁVEIS
GABRIEL ESTEVAM – 
30 anos, Engenheiro Ambiental, Fundador da GEDi – Desenvolvimento e Inovação (Antiga Startup de tecnologias ambientais GED – Inovação,  agora pertencente ao Grupo Ambipar – um dos maiores grupos empresariais do país. Gabriel já atuou como Diretor de Saneamento Básico da FIESP, Consultor Técnico da OAB -PG/BS, Jovem Embaixador Ambiental da ONU – Bayer e Pesquisador do CEPEMA – Poli/USP. Possui cerca de 30 prêmios no segmento, 9 patentes e dezenas de projetos de inovação em cleantech desenvolvidas para grandes empresas.
MARIANNE COSTA – Marianne Costa é empreendedora social. Fundadora da Vivejar, operadora especializada em experiências comunitárias no Brasil que acredita no turismo como ferramenta de transformação positiva. Co-fundadora da Raízes Desenvolvimento Sustentável, atuou na empresa durante 9 anos em projetos públicos e privados. É consultora em projetos de desenvolvimento local, sustentabilidade e turismo. Pós graduada em Inovação Social, especialista em Gestão de Projetos Sociais e graduada em Turismo. Grande entusiasta do empoderamento feminino e do empreendedorismo social.
LEONARDO LORENTZ – 
Leonardo Lorentz é sócio e gestor da Carbono Zero, empresa de logística urbana que utiliza bicicletas e veículos elétricos. É administrador de empresas, especialista em estratégia e gestão de empresas. Trabalhou na Siemens, Intelbras, Andersen e Sebrae. Atua também como consultor e conselheiro de empresas e como professor em cursos de MBA.

18H – PALESTRA “O VOO DO PASSARINHO”
DILMA CAMPOS – Dilma Souza Campos é fundadora da Outra Praia uma boutique de criatividade estratégica na área de live marketing. Iniciou sua carreira como bailarina e passou por grandes agências brasileiras, percorrendo diversas áreas como: direção artística, direção de produção e planejamento. É Diretora do Comitê de Relações Humanas da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e Winning Women 2016 da EY.

19H15 – PALESTRA “EMPREENDEDORISMO EM FAMÍLIA”
VINICIUS RAMOS- 
Vinicius Ramos é empreendedor desde os 18 anos de idade, formado em administração, possui MBA em gestão estratégica e econômica de negócios pela FGV-SP. Mais de 20 anos de experiência em gestão de negócios. Sócio Diretor e Máster Franqueado SP da rede de franquias Não+Pelo, com mais de 300 unidades em todo o Brasil e Membro da Comissão de Ética da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

THAIS RAMOS – É empreendedora desde os 28 anos de idade, Sócia Diretora e Máster Franqueada SP da rede de franquias Não+Pelo, a maior rede de depilação do Brasil. Graduada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP. Iniciou sua carreira de engenheira na indústria química, cosmética e de bens de consumo. Trabalhou na brasileira Natura e Anglo-Holandesa Reckitt Benckiser.

20H30 – PAINEL “EMPRESAS QUE INSPIRAM”
VERÔNICA MACHADO  – 
48 anos, mão de 2 filhos, uma das 10.000 Mulheres Empreendedoras do programa da Goldman Sachs, empreendedora social a 20 anos, educadora e palestrante, fundadora da ONG Mensageiros da Esperança, idealizadora do Instituto Inovação Sustentável e apaixonada por pessoas. Missão de vida empoderar pessoas da base da piramide através da educação e empreendedorismo, ampliando a visão de mundo e auxiliando no processo de descobertas de suas potencialidades.
RODOLFO RIBEIRO (MODERADOR) – Mestre em Estratégia e Inovação pela Universidade Nove de Julho, possui especializações em Inovação e Empreendedorismo na Université Pierre Mendès-France e Gestão Cultural na Université Paris-Dauphine. Fundador e CEO da startup 7waves.me, Fundador e Managing Partner da Spinafre Consultoria em Gestão da Inovação e professor de empreendedorismo e Inovação na FACENS. Foi responsável pela criação do Escritório de Gestão da Inovação (IMO) da Algar Telecom e por torná-la referência no assunto perante o ecossistema nacional de inovação. Pesquisador de temas como gestão da inovação, empreendedorismo, educação empreendedora, criação e gestão de spin’s (off, out, in), smart cities, EBTs e venture capital.
RENATO ANDRADE – 
Psicólogo (UMESP), Renato desenvolveu sua carreira em RH trabalhando diferentes industrias. Passou por empresas como KPMG e General Mills, onde liderou projetos de desenvolvimento organizacional, treinamentos e desenvolvimento de lideranças na América do Sul e na América Latina. Entusiasta da diversidade, na universidade construiu uma proposta de programa de diversidade com temática LGBTQIA+ como seu trabalho de conclusão de curso. Na KPMG representava a América Latina do grupo global de diversidade. Na General Mills, co-liderava o grupo de mulheres do Brasil e atuava como representante de diversidade na América Latina. Hoje, atua como o líder da área que cuida da experiência do colaborador dentro da SumUp no Brasil e lidera globalmente as iniciativas de Learning & Development.

PALCO CENTRO PAULA SOUZA

14H – ABERTURA

14H15 – HISTÓRIA INSPIRADORA COM GABRYELLA CORREA
Gabryella Correa, 35 anos, nunca se intimidou com profissões comumente associadas a homens. Formada em Gestão Financeira pela FGV e especialização em administração, ela cresceu administrando uma oficina e retífica de motores DIESEL junto com seu pai. Sua família também tem uma empresa no ramo de auto-peças e acessórios para caminhões, a TRUCK EIXO, onde ela também atuou como gerente de vendas para grandes empresas. Gabryella sempre foi questionada por escolher trabalhar em um ramo predominantemente masculino, ouviu muitas vezes : “ Oficina não é lugar para você”, no entanto sempre acreditou que a mulher pode ser o que ela quiser e trabalhar com o que ama.
Após passar por uma experiência negativa de assédio por um taxista chamado pelo aplicativo, Gabryella Correa decidiu que não queria ver mais mulheres passando por essas situações constrangedoras no transporte. E foi através da experiência que tem no segmento de automotivo que ela resolveu ajudar estas mulheres. Criando a Lady Driver – O primeiro aplicativo de transporte para mulheres. O app, lançado para o público feminino no dia 08 de março em um mês já contava com 2 mil motoristas cadastradas em São Paulo. Com o objetivo da valorização as mulheres motoristas e trazer tranquilidade para as passageiras a Lady Driver já é o maior aplicativo do mundo de transporte feminino.

15H30 – PAINEL “DIVERSIDADE: EMPREENDER NÃO TEM IDADE, TAMANHO OU SEXO!”
FLÁVIA DURANTE – 41 anos, é comunicadora, DJ e empresária nascida em São Paulo e criada em Santos. Desde 2012 produz o Pop Plus, feira de moda e cultura plus size que acontece quatro vezes por ano em São Paulo, com média de público de 12 mil pessoas por edição. Ao longo destes seis anos tem desmistificado conceitos e conselhos que mulheres (e homens também) vêm ouvindo há décadas em relação à moda.
BÁRBARA PAES – Bárbara Paes é feminista, formada em Relações Internacionais na USP e co-criadora do projeto Minas Programam, um projeto para aumentar a participação de meninas e mulheres na tecnologia. Atualmente cursa pós-graduação em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais no CELACC/USP.
HERÁCLITO RIBAS – 
55 anos, mestre em engenharia com várias especializações no exterior, incluindo um MBA pela State University of New York, é membro da diretoria docente do Instituto Brasileiro de Supply Chain. Atuou por mais de 20 anos em empresas multinacionais dos setores da indústria e varejo como MAKRO ATACADISTA e JOHNSON & JOHNSON entre outras. Desde 2014 é sócio da ALTRIO CONSULTING, na qual conduz empresas internacionais no início de suas operações no Brasil, por meio de estratégias de entrada, planos de implementação e gerenciamento de projetos especiais. Em 2012 aceitou o desafio de empreender no mercado supermercadista e implementou todo o seu conhecimento adquirido na gestão de grandes empresas no negócio que assumiu por três anos. A experiência de gerir um negócio próprio e promover uma grande “virada de mesa”, lhe deu a oportunidade de lançar uma plataforma de educação especializada no tema – O  Supermercado de Sucesso! Com sua experiência em grandes empresas misturada com a “dor de dono” do pequeno negócio, ele torna acessível conceitos complexos de gestão e visão de negócio para os proprietários de supermercados, que poderão desenvolver uma consciência e visão sistêmica com foco naquilo que o diferencia e o torna competitivo no mercado.
VALÉRIA ALMEIDA – Repórter, documentarista e palestrante. Iniciou sua carreira em assessoria de imprensa, especializou-se em fotografia e atuou por quatro anos na revista Carta Capital, até ser convidada por Caco Barcellos para integrar a equipe do Profissão Repórter, da Rede Globo, em 2011. Seu trabalho na TV é marcado por uma linguagem documental, focado, principalmente, em  questões socioculturais.

16H45 – PALESTRA “EMPREENDEDORISMO SOCIAL: JOVENS QUE CONSTROEM UM MUNDO MAIS DIGNO”
MATHEUS CARDOSO –
Técnico em edificações, engenheiro, pós graduado em negócios sociais e mestre em políticas públicas para habitação, empreendedor social do Moradigna, empresa que transforma residências insalubres em comunidades de baixa renda. Consultor de criatividade e inovação na Fábrica de Criatividade e pai da Isabela.

18H – PALESTRA “TRANSFORMANDO RIQUEZAS: MOEDA SOCIAL – PROJETO SOLANO TRINDADE
THIAGO VINÍCIUS –
29 anos, morador da periferia de São Paulo, Campo Limpo, produtor cultural e fomentador de cooperativas
populares ligadas à inovação social em consumo e nutrição, economia solidária, cultura periférica, finanças sociais e startups. Coordenou projetos de educação ambiental e coleta seletiva, faz parte da Agência Solano Trindade. Realiza há 5 anos o Festival Percurso, além de viabilizar agendas e roteiros culturais em parceria com coletivos e educadores. Atualmente estuda Ciências Sociais na FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

19H15 – PAINEL DE EMPRESAS SUSTENTÁVEIS
VICTOR RAMOS – 
Victor Ramos é CEO na empresa VegPet, startup que em dois anos ultrapassou a marca de 1 milhão em faturamento/ano. Engenheiro de Software especializado em Comunicação e Marketing Digital. Ministra workshops e palestras para startups e PME’s que buscam criar e expandir seu negócio através de estratégias digitais.
CADU PREVIERO – 
Radialista da rádio 89FM desde 1995, agora é proprietário da Green FM, a primeiro rádio verde do Brasil .A filosofia e o DNA da Green FM, é de um negócios social 2.5+. Está focada na realização, apoio e divulgação de práticas sustentáveis e causas sociais por parte de nossos anunciantes, ouvintes, organizações não governamentais e demais instituições ligadas ao terceiro setor. Na Green FM, A proposta de valor é o fortalecimento da imagem de nossos anunciantes e nossos parceiros de negócios sustentáveis e sociais.

20H30 – PALESTRA “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA PERIFERIA À ACADEMIA”
EWERTON CARVALHO –
É estudante de direito da Faculdade Autônoma de Direito – FADISP, também fez parte de um grupo de pesquisa e extensão da USP, é ativista do movimento negro EDUCAFRO, músico, poeta, escritor e rapper. Ingressou na faculdade de direito em 2014 após sair do Corpo de Fuzileiros Navais (tropa de elite da Marinha do Brasil) com o sonho de proporcionar acesso à justiça para àqueles que não podem pagar por isso. Todos os seus esforços e ações estão direcionadas para a inclusão social e promoção da igualdade racial através de pesquisas relacionadas à políticas de ações afirmativas. Ao longo de sua vida participou de diversos debates e reuniões em vários estados do Brasil acerca de leis de cotas na educação e no serviço público, tendo sido fundamental, em especial representando o pensamento e a força da juventude do jovem negro de periferia, para que os projetos pudessem sair do papel. Apaixonado pela arte, também foi um dos idealizadores de uma das batalhas de Mcs de Rap mais antigas do Estado de São Paulo, Arena MC, que acontece no extremo leste do Estado, em  Mogi das Cruzes. Esse movimento cultural ajuda a fomentar o interesse dos jovens de periferia em buscar conhecimento.

 

CURADORIA: FERNANDA NASCIMENTO, CRISTOVÃO WANDERLEY, THAIS FABRIS


PALCO ITAQUERA

14H – ABERTURA

15H – INFLUENCIADORES NEGROS E A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE
Engnalda Côrtes – Considerada uma das 30 builders mais influentes do digital em 2016, segundo o youpix, é uma das 15 mentoras de aceleração de negócios para canais da Google , aqui no Brasil,pela Consultoria Norte Americana Creator UP,  fechou 2017 entrando na lista “Mulheres inspiradoras de 2017” , junto com Preta Rara, Taís Araújo, Cacique Menor, Viola Davis, e as escritoras Chimamanda e Conceição Evaristo, segundo a lista de uma das instituições feministas mais respeitadas no país, o Think Olga.

16H30 – PALESTRA CHATBOT NO MARKETING DIGITAL FAZ SENTIDO?
Mateus Baumer
– Formado em Administração pela ESPM (SP), com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, Mateus é um dos sócios da BlueLab, responsável pela diretoria de marketing e vendas da companhia. Nessa função, desenvolve a estratégia de vendas, sempre com foco na evolução do modelo de negócios, na experiencia do usuário e nas diversas plataformas tecnológicas. Além disso, faz questão de participar da contratação de todos os novos profissionais da empresa.

18H – COMMUNITY MANAGEMENT: O CASE DO EXTRATO DE TOMATE ELEFANTE
Rodrigo Guerrero

19H30 – PALESTRA COM THALITA RIBEIRO (TWITTER)

PALCO CENTRO PAULA SOUZA

15H – O PAPEL DA MULHER NA PUBLICIDADE
Thaís Fabris –
Atua no mercado publicitário há 18 anos e tem 10 anos de experiência como diretora de criação. Viveu na Europa por 4 anos, onde liderou um bureau criativo com operações em Portugal e Turquia. De volta a São Paulo, foi diretora de criação em agências digitais, com foco em marcas voltadas para o público feminino. Em 2015, criou a 65|10, uma consultoria especializada em comunicação com mulheres, com o objetivo de ajudar agências e marcas a reverem o papel da mulher na publicidade.Entre as marcas atendidas pela 65|10 estão Ambev, Nestlé, Unilever e Itaú. Em 2017, lideraram o processo de co-criação que trouxe o primeiro Glass Lion do Brasil, para a campanha Meninas Fortes, de Nescau.

16H30 – USANDO O LINKEDIN PARA GERAR VENDAS DE MAIOR VALOR
Mikail Cestari – 
Mikail Cestari é gerente de relacionamento no LinkedIn Brasil e um entusiasta pelo mundo de vendas, buscando estar em contato com novos desafios e novos conhecimentos para colocar ideias em prática e gerar resultados de formas diferentes.
Construiu sua carreira na área comercial passando por multiplos segmentos, desde a Industria de Commodities até Tecnologia da Informação, compondo um mix de habilidades em negociação orientadas a inovação. Atualmente, no time de Sales Solutions do LinkedIn Brasil, é responsável por disseminar a Metodologia de Social Selling em toda a América Latina, onde o principal objetivo é educar o mercado nessa nova técnica, tornando os profissionais de vendas mais produtivos ao absorver uma inovação do universo B2B. Anteriormente ao LinkedIn, foi gerente de negócios na Oracle por dois anos, atuando com grandes empresas do segmento varejista brasileiro e potencializando seus resultados através de soluções em nuvem. Mikail é formado em Administração de Empresas pelo Instituto Mauá de Tecnologia e pós-graduado em Gestão de Vendas e Negociação pela FAAP.

18H – GERENCIAMENTO DE PROJETOS DIGITAIS
Liza Dornelles e Letícia Nativio – 
A prjct.me é uma consultoria que tem como principal proposta mostrar que com princípios básicos e ferramentas de gestão de projetos, é possível transformar uma ideia em um projeto consistente. Fundada em 2016 por Letícia Nativio e Liza Dornelles, a prjct.me já auxiliou desde pessoas físicas a grandes empresas a executar os mais variados projetos, sempre conectando diferentes perfis de profissionais e empresas que possam enriquecer e engrandecer ao longo do processo de trabalho.

19H30 – GESTÃO DE COMUNIDADES DE MARCA
Caco Baptista –
Publicitário, 27 anos. Ativista negro e LGBT+ Formado pela universidade Presbiteriana Mackenzie. ex social média da Saraiva e desde 2015 trabalho como Community Manager de Avon Brasil.

 

CURADORIA: CAMILA COLNAGO E HELOISA MOTOKI


PALCO CENTRO PAULA SOUZA

14H – ABERTURA

15H – REFORMA TRABALHISTA: PRINCIPAIS PONTOS E IMPACTOS NO DIA A DIA DAS EMPRESAS
Fernanda Medei
 – Fundadora da Medei, plataforma que conecta empresas e ex-funcionários no término de relação de trabalho. Advogada, especializanda em Direito Tributário pela PUC COGEAE, com mais de 10 anos de experiência em escritórios jurídicos e gerência de departamento jurídico de empresas de médio porte. É apaixonada por relacionamentos, mas possui um cuidado especial pelo término dos relacionamentos entre pessoas, que virou seu propósito de vida.

16H – 5 ERROS QUE IMPEDEM O SUCESSO DO NEGÓCIO (APRESENTADOS POR QUEM COMETEU TODOS ELES)
Gabriel Zuccoli –
Planejador de mão cheia com mais de 15 anos de experiência em algumas das maiores agências de publicidade do Brasil, é empreendedor, fundador de startups, sócio da agência Kick Comunicação B2H e trabalha trazendo a metodologia de inovação para o universo de planejamento de comunicação.

17H – SAÚDE DO EMPRESÁRIO E DO TRABALHADOR – ABORDAGENS E BENEFÍCIOS
Pâmela Bulgarelli, fisioterapeuta, graduada em fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo em 2007, aprimorada em reumatologia pela Universidade Cidade de São Paulo no Hospital das Clínicas da FMUSP. Curso de Pós Operatório em Cirurgia Plástica, pelo IBECO em 2014. Palestrante do curso de Ergonomia no Banco Itaú e coordenadora da equipe de Fisioterapeutas no Banco Itaú. Experiência nas áreas da saúde do trabalhador, reumatologia, ortopedia, neurologia e dermato-funcional.
Diamani Caran, fisioterapeuta, graduada pela Universidade Bandeirantes de São Paulo em 2003, pós-graduada em Neuro-Músculoesquelético pela Escola da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, pós-graduada em Dermato-Funcional pela Faculdade Gama Filho e aprimorada em Acupuntura Koryo Sooji Chim, certificada pela SATOSP e Instituto Koreano. Curso de Pós Operatório em Cirurgia Plástica, pelo IBECO em 2014. Palestrante do curso de Ergonomia no Banco Itaú e coordenadora da equipe de Fisioterapeutas no Banco Itaú. Experiência nas áreas da saúde do trabalhador, ortopedia, acupuntura e dermato-funcional.
Inovar Saúde – Desde 2012, a Inovar Saúde vem inovando e apresentando novas abordagens aos métodos e tratamentos fisioterapêuticos para a promoção e prevenção da saúde, através dos atendimentos em domicílio e empresariais. Nosso propósito é tornar nossa prestação de serviço cada vez mais autêntica, eficaz e comprometida com o cliente, através de uma relação essencialmente simbiótica. Contamos com uma capacitada equipe de fisioterapeutas e parceiros multidisciplinares, que fazem diferença no resultado de cada cliente.

18H – ENCONTRANDO O PROPÓSITO DA SUA MARCA E DO SEU NEGÓCIO
Fernanda Vio – Fundadora da ISKRA, consultoria que apoia a caminhada do empreendedor para que ele ache o seu propósito e mantenha sua marca viva. Em 15 anos de mundo corporativo, Fernanda já desempenhou diferentes funções na área de Comunicação, Marketing e Negócios.

19H – DINHEIRO: COMO MANTER UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL COM O SEU E O DO SEU NEGÓCIO
Ana Arenales – Profissional de Gestão de Projetos, em mais de 20 anos de mundo corporativo atuou em funções estratégicas com projetos, processos e indicadores financeiros. Atualmente, vive nos EUA, onde dedica-se a projetos voltados para a área da educação financeira.

20H – COMO MANTER-SE ATENTO ÀS TENDÊNCIAS, PARA NÃO DEIXAR PASSAR OPORTUNIDADES
Olavo Medeiros – Coolhunter e profissional da área de marketing, é fundador do projeto @omelhordesampa, que oferece dicas de gastronomia, lazer e cultura e foi o pioneiro na criação de walking tours pela cidade de São Paulo.

21H – COMO TIRAR SUA IDEIA DO PAPEL: PASSO A PASSO PARA A CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Ivana Bonesi – Advogada e mestre em Direito do Consumidor. Professora universitária e Co-Fundadora da Inovakids, curso de Empreendedorismo e Educação Financeira para Crianças.

CURADORIA: CASSIANA BUOSI E LILIANE TIE

PALCO CENTRO PAULA SOUZA

14H – ABERTURA

14H10 – O FUTURO VIÁVEL DA DESMATERIALIZAÇÃO DO DINHEIRO NA PRÁTICA
Alline Oliveira – 
Alline Oliveira é uma das poucas mulheres no mundo certificada como Google Developer Expert de Cloud Computing. Hoje é a CEO e CTO da fintech Crebit.

15H10 – O FUTURO DA EDUCAÇÃO: PAPÉIS E RESPONSABILIDADES ESTÃO ADEQUADOS?
Márcio Okabe – Origamista por paixão, educador por missão e palestrante por vocação.
Luiz Orlandini – 
Empreendedor há 23 anos, sendo 17 deles em tecnologia da informação, CEO da SCHOOLASTIC, Evangelizador em Educação do Século XXI e Mentor em Startups.
Jade Chaib – 
Sonhadora e co criadora de um futuro desejável.

16H10 – APLICAÇÕES DESCENTRALIZADAS
Paulo Perez (Paratii Videos)

17H10 – INCLUSÃO FINANCEIRA E SOCIAL
Alexander (Banco Maré) 

18H10 – MULHERES NA ROBÓTICA: YES, WE CAN! E ELES ATÉ AJUDAM…
Priscila Santos (Eruga) – 
Empreendedora apaixonada por tecnologia. Soma 6 anos de experiência em startups de Realidade Aumentada e Virtual. Também é CEO e Co-fundadora de mais duas “startups” chamadas Rafael e Victória.

19H10 – A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É PARA TODOS
Dimas Timmers – CEO e fundador da Nindoo

20H10 – NEGÓCIO EM REDE: TEM FUTURO OU É O FUTURO?
Carol Ayres (Humana) –
 Iniciadora da Humana. Mestre em História Social pela PUC-SP e Empreendedora Cívica da RAPS 2016. Tem 18 anos de experiência na área de Sustentabilidade, Cidadania, Articulação Intersetorial e Desenvolvimento Local.

21H10 – O ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR X AS MINORIAS: PASSADO, PRESENTE, FUTURO
Cassiana Buosi (Futuro do Sexo)
Monique Evelle (Bossa Nova)
Ronaldo Rissetto (Pangera)

CURADORIA: MARCELA QUIROGA, ILZE SOLA, KÁTIA MENDES E WAGNER MANCINI

PALCO CENTRO PAULA SOUZA E FATEC ITAQUERA

Mentores/as:
Luciana Panteleiciuc: 
Coach, empresária, escritora e palestrante, possui uma carreira de quase 30 anos de experiência desenvolvendo e gerindo pessoas. Graduada em Administração de Empresas e Marketing, desenvolveu sua carreira como consultora, executiva e empresária. Apaixonada em fazer a diferença em prol das mulheres, desenvolveu seu método de Coaching Exclusivo que visa obter resultados extraordinários na vida pessoal e profissional das mulheres.
Franklin Ribeiro: Gerente de Inovação e Startups na Investe São Paulo.
Cristina Sartoretto: Engenheira de Alimentos, MBA em marketing.
Fernando Oliveira: 15 anos de experiência na área comercial sendo 7 dedicados a indústria farmacêutica. Formando em Publicidade e Propaganda, com pós Graduação em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão em Vendas e Trade MKT. Coach Formação com certificação com respaldo internacional Mentor em negócios e Inovação e Master em PNL.
Catarina Pierangeli: Jornalista pós-graduada em Gestão Mídias Digitais. Potencializo a reputação, a autoridade e a visibilidade de empresas e profissionais – por meio de palestras, treinamentos in company, cursos, oficinas, consultorias, geração de conteúdo on|off-line e gestão de plataformas digitais. Mais de 29 anos de experiência em comunicação corporativa, publicações empresariais,
veículos de imprensa e comunicação digital. Destaco: Petrobras, Avon, Nivea, Editora Abril, Sebrae Nacional, Grupo CRM – Kopenhagen e Brasil Cacau, Agência Ketchum, DPZ, Le Pera, P&G, Revista Goodyear.
Luciana Hashiba: Engenheira de Alimentos pela UNICAMP, com MBA pelo Ibmec, mestrado e doutorado em administração de empresas pela FGV – EAESP nos temas colaboração, desempenho, inovação e sustentabilidade. Atua em inovação desde o início de sua carreira. Percorreu toda a cadeia de valor da indústria de embalagens desenvolvendo novos materiais, mercados, serviços, processos e embalagens. Na Natura, atuou em gestão de pesquisa e desenvolvimento, gestão de projetos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Foi responsável pela gestão estratégica de inovação e pelo modelo de inovação aberta em redes. Hoje se dedica à educação superior e executiva, e a empreender pela WeFab.
Manuel Lemos: Português radicado no Brasil desde 1998, formado em Engenharia Eletrônica em Telecomunicações, Mentor, Investidor Anjo, Especialista em Design Thinking, Gamificação, Criação de Comunidades de clientes.
Fabíola D’Andrea: Mais de 17 anos de experiência na indústria do varejo, passando pelas áreas: Operações, Comercial, Planejamento Estratégico, Novos Negócios, Marketing, CRM, RH (treinamento e desenvolvimento) e Projetos. Sólida experiência em planejamento estratégico, desenvolvimento e implementação de novos negócios nacional e internacionalmente, gestão administrativa e comercial, gestão por categoria, mapeamento de processos, projetos e pessoas. Habilidade para conduzir equipes multifuncionais e interagir com equipes nacionais e internacionais.
Glaucia Filisbino: Meu nome é Glaucia, sou mentora de um curso Chamado Valor prático que ensina a criar negócios desde o foco até a expansão. Também trabalho com moda e dou apoio há mulheres que assim como eu sofrem ou sofreram
Ricardo dos Santos: Advogado especializado em Direito Societário e Mercado de Capitais com diversos clientes, startups e experiência na captação de investimentos.
Thalita Fonte: Engenheira Civil e Mestre em Engenharia de Estruturas pela USP, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, experiência de mais de 13 anos em Engenharia, Operações e Projetos em Multinacionais, com implantação e desenvolvimento de departamentos bem como participação em Fusões e Aquisições, no Brasil e exterior.
Felipe Carvalho: Felipe Carvalho é sócio/diretor da Organix Branding e Comunicação, desenvolvendo projetos no Brasil e exterior. É um grande fomentador do processo de transformação digital, atuando fortemente no fortalecimento de ecossistemas de inovação e empreendedorismo. Acredita que a transformação começa com as pessoas. Para isso, realiza mentorias com empreendedores e
executivos, com uma metodologia pautada no equilíbrio de 5 elos: pessoal, profissional, familiar, social e propósito. É membro fundador da Associação Mentores do Brasil.
Juliana Lourenço: Contadora, Coach de Negócios e Empreendedorismo, Sócia da Life Contabilidade e CPCAM, mentora em eventos de empreendedorismo.
Nelson Nishiwaki: Mentor, Tutor, Consultor, Investidor, Empreendedor, focado em Startups.
Daisy Cangussu: Empreendedora desde 2006. Dirige duas empresas que carregam a marca Wapiya. Reúne mais de 20 anos de experiência na área de gestão de pessoas. Graduada em psicologia. Pós-graduada em neuropsicologia e em empreendedorismo. Mentora e Conselheira em comitês de Empreendedorismo e de Diversidade e Inclusão de minorias no mercado de trabalho.
Luiz Trivelatto: Empresário, estrategista de mercado, palestrante, professor de MBA’s e especialista em aceleração do mindset empreendedor. Premiado Top de Marketing e Professional Management pela Internacional Who’s Who Historical Society. Mentor no FAPESP PIPE-High-Tech Entrepreneurial Training Program e concursos FIESP, CIESP, ROTARACT RIO BRANCO e FIAP. Certificado Customer Development/George Washington University, Mentoring Best Practices e Mentor Ranks Boot Camp/OBr.
Carine Eupidio: Empresária e mentora de negócios e marketing digital. Especializada em aceleração de negócios nas áreas de marketing digital, gestão, negócios, inovação e vendas.
Elza Durham: Especialista em Inovação e PI
Clayton Alves: Mestre em Administração, Professor de Marketing e Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae, professor e coordenador adjunto dos CSTs em Marketing e Gestão Comercial da Universidade Cidade de São Paulo, e consultor de empresas em CRM, Varejo e Varejo Esportivo.
Vilma Mendes: Professional do mercado B2B com MBA. Responsavel por Divisão de Aromas em empresa quimica japonesa.
Áquila Augusto: Head da docly (startup spinoff da sbk), gerente de produto e marketing, investidor anjo, empreendedor, mentor voluntário para startups, palestrante sobre liderança, autoconhecimento e startups. Experiência mercado de serviços e gerenciamento da informação, focado nas atividades de criação e escala de produtos.
Júnior Magalhães: MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USP, pós graduando em Liderança e Coaching e em Gestão da Inovação. Desenvolve pesquisas nas áreas de empreendedorismo, inovação, processos de negociação e neurociência, fundador da Business Negotiation, um centro de formação de negociadores de alta performance, também atua como tutor de ensino a distância.
Walter Fernandes: Mentores do Brasil/Empreendedor/COACH/MENTORIA/BSC FGV/Inventor/Empresário/Investidor.
Roberto Torres: Engenheiro civil, fui professor universitário (Engenharia Maua e Arquitetura Universidade de Guarulhos), calculista de estruturas, Diretor executivo da Alcoa, Aluminio S.A., coordenador de grupo de CEOs na Vistage e mentor da Inovativa. Sócio proprietário da Torres Gestão Empresarial, empresa especializada em mentoria e couching.
Selson Gomes: Mestre em Engenharia Mecânica pela UFMG, Selson está envolvido com o ambiente de inovação desde a graduação, sempre colaborando com trabalhos em diferentes áreas da pesquisa. Atua com aceleração de startups desde 2016, tendo participado da aceleração de mais de 100 startups de diferentes segmentos e estágio de desenvolvimento, e já avaliou mais de 200 startups em programas como FIEMG Lab, Seed, Inovativa e Ahead. É coordenador da Aceleração da Startup Farm desde 2018.
Simone Cornelsen: Biológa, com MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia e Pós em Biofísica Quântica e Bioressonância.  Experiência em consultoria e mentoria voltada para estratégias de negócio e inovação, organização e alavancagem empresarial. Atuação em consultório terapêutico com Leitura de aura, Terapia vibracional sonora, Ortobiomolecular e Thetahealing.
Silvana Galvão: Adm. De Empresas com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e MBA em Coaching possuo mais de 32 anos de carreira. Como empresária geri toda área administrativa da empresa e 60 colaboradores. Atualmente possuo uma loja virtual de moda feminina e trabalho como Coach voltado para o Empoderamento Feminino e consultoria para novas empreendedoras.
Paulo Bircardi: É empreendedor em diversos segmentos, mentor de startups, além de co-fundador da Heptágono Consultoria, empresa especializada desde 1999 em gestão de negócios, tecnologia e inovação para proporcionar produtividade, eficiência e diferencial competitivo às empresas. Com mais de 32 anos de experiência profissional, foi executivo em empresas nacionais e multinacionais de Consultoria, Telecomunicações e outros, com atuações nas áreas Técnica, Financeira, Comercial e Marketing.
Nei Grando: Nei Grando teve duas empresas de tecnologia, é mestre em ciências pela FEA-USP com MBA pela FGV, organizador e autor do livro Empreendedorismo Inovador, é mentor de startups e atua como consultor, professor e palestrante sobre inovação e negócios.
Ricardo Almeida: Nos últimos 10 anos desenvolveu oportunidades de negócio de alto impacto, especialmente nos segmentos automotivos, alimentos e bebidas, e tecnologia. Ricardo adquiriu grande experiência atuando em empresas Nacionais e Multinacionais, em especial nos últimos 4 anos como consultor head de inovações, e estratégias de marketing digital.
Reinaldo Aureliano: Mestrado em Logística pela Poli-USP, com Pós-Graduação em Ciências Náuticas – Engenharia Mecânica
e Graduação em Ciências Náuticas – Engenharia Mecânica pelo CIAGA*EFOMM. Gerenciou equipes de manutenção e classificação de equipamentos navais e Off-shore em mais de 40 países. Atua desde 1990 como Consultor em comércio exterior e transferência de Dual tech, com foco nas áreas de Defesa e Segurança Nacional e Infraestrutura do Brasil e países da América Latina. Fornecedor global de soluções estratégicas e inteligência competitiva em Logística. Mentor e Tutor de Empresas Inovadoras e Start Ups, nas áreas de AgroTech, BioTech, DualTech, Energias Limpas e Renováveis, HealthCare, InsurTech, Internacionalização de Empresas, Smart Cities. Mentorias realizadas em eventos das seguintes instituições: RME(Rede Mulher Empreendedora 2017), FIESP(Acelera e Hackthon), IBM(BlueHack), MERKAZ, MDIC(INOVATIVA BRASIL), SEBRAE(Feira do Empreendedor e CRN Start UPs).
Marcos Le Pera: Criador de mais de 500 marcas, há 30 anos empresario de comunicação.
Marcia Menezes: Fonoaudióloga, consultora e coach de Comunicação, especialista em voz e apresentações profissionais, mestre e doutora em comunicação humana, experiência de 18 anos como professora universitária e orientadora de trabalhos científicos.
Marcelo Tuck: Publicitário e arquiteto, com mais de 25 anos de experiência em agência própria. Atende clientes de diferentes portes e nacionalidades. Responsável por vários lançamentos e reposicionamentos de produtos e serviços. Diversos prêmios, como Cannes CyberLions e Abril. CEO da Agência First, a 1ª voltada para startups e empreendedorismo. É mentor de Comunicação na FIESP, IBM, EN/Sebrae, InovAtiva, entre outros, além de palestrante e juiz no MIT Inclusive Innovation Challenge para América Latina.
Glauco Mota: Atuação na estratégia, processo e tecnologia em empresas na busca de sustentabilidade, eficiência e custos. Especialista em Projetos de tecnologia, melhoria contínua e adequação estratégica com inovação.
Juliana Fernandes: Especialista em E-commerce Business, gestão e estruturação de lojas virtuais e negócios digitais, atua como consultora há 6 anos.
Fatima Laplaca: Sócia fundadora da GAG Investimentos, sua atividade profissional sempre esteve voltada para gestão, motivo pelo qual utiliza o conhecimento adquirido para atuar na gestão estratégica, e de pessoas, buscando sempre implementar soluções nas empresas em que atua. Tem como lema “Faça o bem sem olhar a quem”.
Dani Gabriel: Empreendedora, atua no mercado de moda como especialista em Estilo e Desenvolvimento de Produto. É docente especialista em de Gestão de Produtos , Marketing e Comunicação de Moda, e também como Assessora e Facilitadora em projetos de Empreendedorismo na Feira Preta.
Edson Ferro: Consultor de Novos Negócios envolvendo desenvolvimento de projetos e questões juridicas /fusões, aquisições e investimento. Mentor do Inovativa Brasil e Membro Efetivo da Associação dos Mentores do Brasil.
Cintia Fernandes: Administradora e Antropóloga, com especializações em Marketing, Gestão Pública, Gerenciamento de Projetos, Inovação, Políticas Públicas e Comunicação. Educadora, consultora e empresária. Atualmente está: gerente da Incubadora e diretora do Nitt Ulbratech Tocantins.
Alexandre Galliotti: Mentor em startups, pequenas e médias empresas, negociações e treinamentos/workshops de compra e venda de empresas, trabalhando com empreendedores e investidores, no Brasil, USA e Itália.

 

 

 

CURADORIA: MARIA RITA SPINA

PALCO FATEC ITAQUERA

15H – O QUE É INVESTIMENTO ANJO

Carlos Miranda – Carlos Alberto Miranda é Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC -RJ e possui MBA em Finanças também pelo IBMEC RJ (onde sua dissertação foi “Competências do empreendedor em uma organização em desenvolvimento”). Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo. Participou do programa de Gestão e Estratégia para Executivos da Kellog “Business School of Management” da Northwestern University, Chicago – USA. Durante 21 anos trabalhou na Ernst & Young, sempre nas áreas de Corporate Finance e Consultoria de Gestão e Estratégia. Foi sócio da empresa, na área Transaction Advisory Services, de 1998 a 2010, tendo sido Managing Partner desta área para Brasil durante 4 anos e membro do Advisory Board na América do Sul de 2007 a 2010.
De 2006 a 2010 foi responsável também pela área Strategic Growth Markets na América do Sul, a qual tem como objetivo auxiliar as organizações de rápido crescimento na sua transformação em direção a liderança de mercado. Além de liderar as equipes responsáveis por Assessoria em Gestão, M&A, IPO’s e fundos de Private Equity, implantou os programas “Empreendedorismo no Chile e na Colombia” e os coordenou entre 2006 e 2010. Durante estes anos auxiliou empresas de diferentes segmentos (públicas e privadas) em suas estratégias de crescimento, tendo participado em diversos processos de viabilização de negócios, fusões e aquisições, consultoria estratégica, abertura de capital, avaliação de empresas, e integração de negócios. Como sócio fundador da BR Opportunities, Carlos lidera a equipe da Gestora nas análises e decisões de investimento e também participa ativamente nas empresas investidas como conselheiro, contribuindo com sua bagagem de experiências anteriores e networking.

16H15 – DICAS DE INVESTIDORES ANJO
Carlos Rubinstein – 
Investidor Anjo e fundador da Talentix.
Leonardo Silva – Empreendedor Digital, Investidor Anjo e Consultor de negócios apaixonado por tecnologia e empreendedorismo. Já atuou no Brasil e no exterior como Executivo nas disciplinas de Gestão Geral, Marketing do Produto e Estratégias de ida a mercado para empresas como Volkswagen, JPMorgan e IBM. É administrador de empresas com MBA pela FIA e diversos cursos de extensão em negócios digitais pela Wharton e pela ESPM.


PALCO CENTRO PAULA SOUZA

15H – O QUE É INVESTIMENTO ANJO
Gerson Lima – Engenheiro Eletronico, com MBA pela London Business School, Gerson tem mais de 30 anos de experiência executiva em multinacionais de bens de consumo, tendo trabalhado em várias funções e cargos nas Américas, Europa e Ásia; Entusiasta de tecnologia e do ecossistema de start-ups, vem atuando também em diversas empresas como investidor-anjo, conselheiro, gestor, mentor e consultor de empresas, compartilhando sua experiência profissional para gerar valor e contribuir para o seu crescimento. Atualmente possui 4 start-ups no seu portfólio de investimentos diretos, com mais 2 em negociação. É membro da Anjos do Brasil, do Cesar.LABS, da UK Business Angel Association, e do Enterprise 100 (Grupo de Investimento Anjo da London Business School).

16H15 – DICAS DE INVESTIDORES ANJO
Alessandro Souza – 
Executivo de TI com mais de 20 anos de experiência, em cargos de liderança regional (C-LEVEL) para América Latina nas áreas de Business Process Management, TI e Serviços Compartilhados. Apaixonado por Startups, Transformação Digital, Gestão de Mudanças e Desenvolvimento de pessoas. Membro da Anjos do Brasil e mentor pela InovAtiva.
Tiago Ribeiro – Tiago Ribeiro Neves morou e estudou no Vale do Silício, na Califórnia, onde fez cursos de empreendedorismo na Draper University e Stanford, e Venture Capital na UC Berkeley. É formado em Engenharia Mecânica pela USP. Como empreendedor, é co-fundador da Método de Estudo, empresa de mentoria para concursos que em 1 ano e meio de vida já possui mais de 2 milhões de visualizações em seu site. É investidor da aceleradora ACE e do fundo pré-seed G2 Capital, no qual também é parte do Board
Consultivo.

CURADORIA: SAMANTA LOPES, ALEX MARTINS E GIZIANE DIAS

PALCO FATEC ITAQUERA

15H – ABERTURA
Abertura : apresentação dos mentores, atividades/cronograma do dia e DESAFIO 1. ideias que foram trazidas – apresentação ao grupo para votação 2. se não há ideias, trazer um tema atual como “greve dos caminhoneiros e seu impacto sobre abastecimento de alimentos, sobre a dinâmica das empresas, abastecimento de combustível, etc

15H15 – VÍDEO INSPIRACIONAL
Vídeo inspiracional + buscar repertório dos participantes sobre empreendedorismo

15H20 – APRESENTAÇÃO RANIERI (RAPP.TECH) – APPS: DA IDEIA AO NEGÓCIO

16H – Definição das equipes e apresentação do TEMA escolhido pelo grupo 1. apresentação dos participantes e de suas ideias sobre o TEMA escolhido – 2 mins (anotar no sulfite todas as ideias) 2. validação do PROBLEMA REAL : em grupo escolher o que está mais viável de ser resolvido 2.1.5Why´s 2.2. Zen vote 3. alinhamento de funções nas equipes 4. qual solução será ofertada ?? 4.1. individualmente nos post-its tudo que o problema evoca, uma nota por post-it (brainstorm da solução) 4.2. escolha do que será trabalhado.

16H30 – COMO USAR O CANVAS? UM POUCO DE DESIGN THINKING E IDEAÇÃO 
1. mapa de empatia para definir Público-Alvo, Persona e Stakeholders 2. elencar barreiras e propostas de solução(SWOT) 4. verificar vivências e conhecimentos da equipe para uso das potências 5. gerar o Canvas para iniciar a pesquisa de validação.

17H – APRESENTAÇÃO RANIERI (RAPP.TECH) E FERRAMENTAS PARA PROTOTIPAÇÃO
Validação: como fazer pesquisa de campo
Check-Point com mentores
Revisão do Canvas
Preparo do pitch
Mentorias

17H30 – INTERVALO

17H45 – VALIDAÇÕES (COMO FAZER PESQUISA DE CAMPO)
1. criar timeline de onde estamos, objetivo e o que falta 2. verificar como hoje o problema é solucionado (verificar nível de satisfação dos usuários com a solução atual) 3. verificar se tem alguém propondo algo diferente 4. crie um roteiro de perguntas evitando sim/não; otimize o seu tempo e do entrevistado sem direcionar 4.1. testar em amostra para avaliar assertividade do roteiro 5. verifique os pontos de contato do problema com a sociedade HOJE 6. grave e anote, revise na tabulação e análise.

18H15 – CHECK POINT COM MENTORES
18H30 – REVISÃO DO CANVAS
Revisão do Canvas 1. criar apresentação 2. modelagem do mokup 2.1. uso do mokup para validação (amostra) 3. iniciar preparo do “pitch” – DICAS 4. mentorias
19H – 3ª OFICINA DE CÓDIGOS
Validação de protótipos e treinos dos pitches
Apresentação dos pitches
Contagem
Classificação20H – APRESENTAÇÃO DE PITCH 
(3 minutos + 2 minutos de perguntas)20H40 – CONTAGEM DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO21H – ENCERRAMENTOPROGRAMAÇÃO PARALELA
CURADORIA : ALEX MARTINS

15H – 1ª Oficina de código ROBÓTICA (limite 16 pessoas)
17H – 2ª Oficina de código ROBÓTICO (limite 16 pessoas)
19H – 3ª Oficina de código ROBÓTICA (limite 16 pessoas)

 

CURADORIA: GUILHERME ROCCA, GUILHERME RALISCH E MARYSOL GOES

PALCO FATEC ITAQUERA

15H – ABERTURA

15H10 – EMPREENDER COM TECNOLOGIA NA ZONA LESTE É POSSÍVEL
Márcio (Emperifa), Alvimar e Ali (Ubra), Matheus Cardoso (Moradigna) e Bruno Trivelatto (Incubadora-escola Habits)

16H25 –  OFICINA “EMPREENDENDO COM O QUE TEMOS E SOMOS NO AQUI E AGORA”
Aliança Empreendedora

17H40 – PAINEL “DESMISTIFICANDO A STARTUP”
Bruno Brigida – 
Administrador e graduado em jornalismo, iniciou sua trajetória como empreendedor através da experiência com negócios por meio de uma pequena corretora de seguros, hoje fundador e a frente do Clube da Preta, o primeiro clube de assinaturas do brasil feito apenas com produtos de empresários negros.
Jennifer Rodrigues e Luis Coelho – Luis Coelho (Administrador) com experiência empreendedora e intraempreendedora, Jennifer Rodrigues (Psicóloga) com experiência no terceiro setor, especialmente em áreas relacionadas em empregabilidade e orientação profissional, ambos graduados pela Universidade Anhembi Morumbi e juntos formam o Empreende Aí, negócio de impacto social que capacitou mais de 400 empreendedores de territórios populares a terem seus próprios negócios através de metodologia própria. Selecionados para participar da Aceleração de Negócios de Impacto da Banca, Artemisia e FGV/2018; Vencedores do Concurso de Projetos da Arymax/2017; Premiados pela Prefeitura de São Paulo através do Vai Tec/2016; Contemplados pelo Instituto Lojas Renner e ONU Mulheres/2016 para empoderar Afroempreendedoras a terem seus próprios negócios no ramo têxtil e de Moda; pré-acelerados pelo CHOICE UP da Artemisia/2015; finalistas da Maratona de Negócios de Impacto Social do SEBRAE – RJ/2015; criadores do Curso – Despertando Empreendedor (presencial e online) e idealizadores do primeiro curso online para empreendedores populares do Brasil.

18H40 – INTERVENÇÃO ACELERAÇÃO VAI TEC 

19H10 – OFICINA “VALIDANDO SUAS IDEIAS NA CONSTRUÇÃO DE UM NEGÓCIO”
Semente Negócios 

 

CURADORIA: CAROLINA AUGUSTA e POLYANA GIARDINO

PALCO FATEC ITAQUERA

14H – PIVÔ: MUDAR DE RUMO FAZ PARTE DO JOGO
Maitê Schneider (Transempregos)

16H – ENTREVISTA CASE COM BIA, DO OLHAR DE BIA

17H – PASSO A PASSO: COMO FUNDAR UMA STARTUP EM 5 PASSOS 

18H – ENTREVISTA CASE COM JOÃO, DO DESIGN4INCLUSION

19H – NOVA ERA DO MARKETING: COMO CRIAR UM FUNIL DE VENDAS MAIS COMPATÍVEL COM ELA
Bruno Romano (Keep Learning School)

20H – A HISTÓRIA DE UM UNICÓRNIO BRASILEIRO
Marcos Coppa (99 taxi)

21H – MERCADO DE TRABALHO E OPORTUNIDADES DE EMPREENDEDORISMO
Luana Marley (Catho)

 

DOMINGO 10/06

CURADORIA: FERNANDA NASCIMENTO, CRISTOVÃO WANDERLEY E THAIS FABRIS

ARENA ITAQUERA

9H – COMO FUNCIONA O TRABALHO DE ESTRATÉGIA COM VÍDEOS ONLINE?
Camilo Coutinho –
Estrategista digital especialista em vídeos e youtube, fundador da Double Play Media e criador do canal Play de Prata no Youtube, onde ajuda empresas e criadores a desenvolverem suas habilidades em vídeo. Em 2016, foi escolhido pelo YouPix como uma das 30 pessoas mais influentes no digital. Ativo em projetos do YouTube mundial, desde 2014 é membro oficial do Fórum do
Youtube para língua Portuguesa como principal colaborador; também foi convidado para ser 1 dos 200 canais no mundo que fazem parte do programa Heroes/Help Heroes direcionados a educação e desenvolvimento da comunidade de criadores de conteúdo pelo mundo. No âmbito educacional, além de professor do YouTube Space São Paulo, é autor de cursos online, treinamentos presenciais e palestras, com as quais viaja pelo Brasil levando conhecimento focado em estratégias de negócios com vídeos.
Juliana Blum – Pós graduada em gestão da qualidade e produtividade. Atua em processos de relacionamento com o consumidor há mais de 10 anos. Na área de vídeos acompanha o canal Play de Prata desde a criação e é conselheira da agência de estratégia de vídeos Double Play Media, onde foca no planejamento de conteúdo e direcionamento das estratégias ao consumidor.

10H30 –  PALESTRA COM LUANA MASO
Luana Maso –
Luana tem 10 anos de experiência em marketing digital e performance, tendo trabalhado com estratégia de comunicação integrada e gestão na eficiência e resultados de negócios para seus clientes globais, como Unilever, P & G, Mondelez, Samsung, Google e IBM. A Luana acumula conhecimento avançado em estratégia digital centrada no cliente, gerenciamento de negócios de desempenho e trabalho em equipe.

12H – 5 PASSOS BÁSICOS PARA VOCÊ COMEÇAR SEU NEGÓCIO NA INTERNET FAZENDO A COISA CERTA E NÃO PERDER TEMPO E DINHEIRO
Alan Terra

ARENA CENTRO PAULA SOUZA

9H – CHATBOT NO MARKETING DIGITAL FAZ SENTIDO?
Mateus Baumer – 
Formado em Administração pela ESPM (SP), com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, Mateus é um dos sócios da BlueLab, responsável pela diretoria de marketing e vendas da companhia. Nessa função, desenvolve a estratégia de vendas, sempre com foco na evolução do modelo de negócios, na experiencia do usuário e nas diversas plataformas tecnológicas. Além disso, faz questão de participar da contratação de todos os novos profissionais da empresa.

10H30 – CRIAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL
Ian Black –
É fundador e diretor executivo da agência New Vegas, responsável por campanhas para clientes como Bradesco, L’Occitane, John Deere e Evino. Também atua como professor em cursos de comunicação e palestra sobre comunicação e diversidade no mercado publicitário.

12H – ESTRATÉGIAS DE YOUTUBE PARA O SEU NEGÓCIO VENDER MAIS
Camilo Coutinho –
 Estrategista digital especialista em vídeos e youtube, fundador da Double Play Media e criador do canal Play de Prata no Youtube, onde ajuda empresas e criadores a desenvolverem suas habilidades em vídeo. Em 2016, foi escolhido pelo YouPix como uma das 30 pessoas mais influentes no digital. Ativo em projetos do YouTube mundial, desde 2014 é membro oficial do Fórum do
Youtube para língua Portuguesa como principal colaborador; também foi convidado para ser 1 dos 200 canais no mundo que fazem parte do programa Heroes/Help Heroes direcionados a educação e desenvolvimento da comunidade de criadores de conteúdo pelo mundo. No âmbito educacional, além de professor do YouTube Space São Paulo, é autor de cursos online, treinamentos presenciais e palestras, com as quais viaja pelo Brasil levando conhecimento focado em estratégias de negócios com vídeos.
Juliana Blum – 
Pós graduada em gestão da qualidade e produtividade. Atua em processos de relacionamento com o consumidor há mais de 10 anos. Na área de vídeos acompanha o canal Play de Prata desde a criação e é conselheira da agência de estratégia de vídeos Double Play Media, onde foca no planejamento de conteúdo e direcionamento das estratégias ao consumidor.

CURADORES: IANA CHAN E TANIA GOMES

ARENA ITAQUERA

9H – MULHERES: EMPREENDAM AGORA!
Tatiana Pezoa – 
Tatiana Pezoa é Publicitária, empreendedora digital e há 4 anos CEO da Trustvox, certificadora de reviews online com 1.200 clientes no Brasil. Vencedora dos prêmios de Inovação do Fórum Ecommerce Brasil, Associação Brasileira de Ecommerce – ABComm e vencedora do Prêmio Grandes Mulheres de 2016, da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios; Facebook, categoria Startups.

9H40 – MULHERES EMPREENDEDORAS: DESAFIOS E POTÊNCIAS
Ana Paula Passarelli – mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pesquisadora sobre gênero na publicidade e na moda, empreendedora, professora, criadora e mentora de mulheres no mercado de comunicação. Sim, a Passa é o que se conhece como pessoa multipotencial. Atuou por 8 anos dentro do mercado de moda como estilista, migrou para a comunicação digital e vem trabalhando desde 2010 nas áreas de varejo, moda, beleza, tecnologia e bens de consumo, na criação de estratégias de comunicação digital com influenciadores e criadores de conteúdo. Hoje, se dedica à sua empresa de consultoria em lifestyle business, ajudando criadores a transformarem seu conteúdo em negócio. Também é criadora e dirige duas marcas: o PASSA dos 30, canal de conteúdo sobre a vida adulta real e o recém-lançado PASSA em casa, uma plataforma multicanal sobre casa e decoração em tempos de busca por uma melhor relação com o espaço que passamos mais da metade das nossas vidas, nossa casa.
Adriana Barbosa – CEO e Fundadora da Vaipe – plataforma de RH digital listada como uma das Startups que estão revolucionando o setor pela Liga Ventures e Oasis Lab. Fundadora e ex-CEO da payleven (exit), fez parte do time fundador da Mobly, Gerente Financeira do Grupo Ibmec e consultora da A.T. Kearney. Nesses contextos, foi responsável por estruturar equipes de alta performance com aplicação de metodologias ágeis de Gestão em contextos de Transformação Digital (Produto e Tecnologia), geração de receita (Comercial e Marketing) e eficiência operacional (Financeiro, BI, Operações, Logística e Relacionamento com Cliente). Formada em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e Mestranda em Marketing pela FEA-USP.
Renata Leal (Mediadora) – Renata Leal é cofundadora de Mulheres Ágeis, empresa de desenvolvimento pessoal e profissional para o público feminino, e de ComunicaMAG, consultoria de estratégias de comunicação e construção de imagem. É jornalista há 16 anos, com longas passagens pelas revistas Época, Info e Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Foi editora do Movimento Empreenda, na Editora Globo. Além de um MBA em Gestão de Negócios pela FIA, tem especialização em jornalismo pela Universidade de Navarra e pós-graduação em jornalismo pela PUC-SP.

10H25 – TIVE UMA IDEIA, E AGORA?
Daiana Almeida – Coordenadora de aceleração na Startadora. Bacharela em Relações Públicas pela Fecap, empreende desde os 15 anos e já quebrou algumas vezes. Estudou mídias sociais e inovação digital na ESPM e neuromarketing e neurociência em curso ministrado pela Copenhagen Business School. Pivotou na carreira algumas vezes, trabalhou com ações de comunicação para construção de marca, vendas B2B e B2C e hoje ajuda startups a validarem seus negócios e ganhar mercado.

10H55 –  LET’S PITCH!
Gabriela Balazini – Gabriela Amâncio Balazini é Engenheira de Biotecnologia formada pela UNESP. Foi trainee na boutique de investimentos Cartagena Capital, em Munique- Alemanha, desenvolvendo projetos globais de fusões e aquisições e captação de recursos para empresas de tecnologia. Ao retornar para o Brasil, ingressou na consultoria de matemática aplicada, onde participou do
Endeavor Innovation Program e mergulhou no universo do empreendedorismo. Atualmente é fundadora e CEO da RemédioCerto, serviço de assinatura de medicamentos de uso contínuo. Ao longo de sua carreira a frente da startup já passou pelas aceleradoras Startup Farm e ACE e pelo programa inovaBra; ganhou o prêmio VAITEC de incentivo a inovação da Prefeitura de São Paulo, recebeu investimento anjo e foi aprovada do PIPE da FAPESP. Em paralelo é programadora front-end pelo Programaria, e cursa análise de dados e programação em R, além de mentora de negócios e empreendedorismo.
Fernanda Medei – Fernanda Medei, fundadora da Medei, plataforma que conecta empresas e ex-funcionários no término de relação de trrabalho. Advogada, especializanda em Direito Tributário pela PUC COGEAE, com mais de 10 anos de experiência em escritórios jurídicos e gerência de departamento jurídico de empresas de médio porte. É apaixonada por relacionamentos, mas possui um cuidado especial pelo término dos relacionamentos entre pessoas, que virou seu propósito de vida.
Agnes Cristina – Amante dos animais e fundadora da empresa CatMyPet, a primeira marca especializada em produtos para gatos do Brasil, pós graduada em gestão de negócios e conhecida por transformar uma dívida de 16k em um faturamento de 4M sem nenhum investimento, participante do programa Shark Tank Brasil, mentora da rede #zeroonze, SP Stars, Startup Weekend, Female Founders e da aceleradora B2Mammy, finalista no concurso Startup Awards 2017 e vencedora do concursos de Pitch Startup Village e Ebulição instantânea onde fisgou também um Shark Tank Americano.

11H15 – MINI-PALESTRA “O QUE É E COMO FAZER UM ÓTIMO PITCH”
Juliana Lima – 
Trabalha há mais de 10 anos no mercado de startups e comunicação. Já passou por empresas como Apontador, VivaReal, ABStartups ePlug.co. Constantemente faz treinamentos de pitchs para demo days e Startup Weekends. Atua como community leader na ZeroOnze Startups, comunidade de startups da cidade de São Paulo.

11H30 – RODA DE CONVERSA: TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE EMPREENDEDORISMO, MAS NUNCA PERGUNTOU, com Juliana Lima, Gabriela Balazini, Fernanda Medei e Agnes Cristina
Tania Gomes (Moderação) – 
Sócia fundadora da Girl Boss Consultoria em Estratégias de Branding, premiada no Empreendedores de Sucesso da PEGN 2016, é escritora, palestrante e mentora no Programa SP Stars, além de presidir o Comitê Diversidade e Inclusão da Associação Brasileira de Startups. Fundou em 2015 a 33e34 Shoes, que foi a primeira marca especializada no nicho de sapatos nessa numeração. Administradora formada pela FESP PR, é pós-graduada pela FGV em Gestão Estratégica de Negócios e em Gestão do Conhecimento e Inteligência de Mercado pela PUC.
Iana Chan (Moderação) – 
Jornalista formada pela ECA/USP e apaixonada por tecnologia e educação, é fundadora da PrograMaria, iniciativa que tem como missão empoderar mulheres por meio da tecnologia e da programação, reconhecida pelo Edital VaiTec e pelo Prêmio Mulheres Tech em Sampa, do Google for Entrepreneurs e Rede Mulher Empreendedora. A PrograMaria realiza oficinas, eventos e cursos de formação técnica para mulheres que desejam iniciar no mundo da programação. Também é Program Manager na LigaVentures, primeira aceleradora totalmente dedicada a conectar startups e grandes empresas para gerar negócios e inovação.

CURADORES: CASSIANA BUOSI E LILIANE TIE

ARENA CENTRO PAULA SOUZA

8H10 – IDENTIDADE DIGITAL NA INCLUSÃO DIGITAL
Edelweis Ritt (Trubr) – 
Sou executiva, investidora e empreendedora, apaixonada por semicondutores, IOT e blockchain

9H10 – DA ACADEMIA AO EMPREENDEDORISMO: A INOVAÇÃO COMO ESTILO DE VIDA
Juliana Assad (Coinwise) – 
PhD em Ciências da Computação, sócia fundadora da CoinWISE, empresa que aproxima pessoas e empresas da criptoeconomia. Considerada em diversas publicações internacionais referência em Fintechs.

10H10 – O FUTURO CADA VEZ MAIS PRESENTE: GESTÃO PARTICIPATIVA
Fel Mendes (Honeycomb) – Jornalista e cofundador do Honeycomb, uma plataforma online de gestão estratégica para empresas que querem operar de forma transparente e focada.
Marcelo Xavier (TalkB4)
Cassiana Buosi (TalkB4)
Henrique Katahira –
 Henrique é sócio da cuidadoria e cuida de desenvolver pessoas e organizações através da implantação de modelos colaborativos de gestão.

11H10 – NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIA: EMPREENDENDO PARA SER MAIS HUMANO
Luciana Santos (Neurociência e Ray Kurzweil) – Luciana, mestranda do Programa de Neurociência e Comportamento IP-USP. Analisa os elementos que surgem da intersecção entre a Neurociência e a Tecnologia na obra How to Create a Mind do Ray Kurzweil.
Isabela Modesto (Caos Focado) – Formada em Eng. Mecatrônica pela Poli e entusiasta de novas tecnologias, já trabalhou com desenvolvimento de jogos, automação bancária e com realidade virtual.
Whalter Hermann (Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano) – 
Especialista em desenvolvimento de competências mentais, emocionais e comportamentais e enriquecimento de inteligências.
Débora Atanes 

 

CURADORIA: MARCELA QUIROGA, ILZE SOLA, KÁTIA MENDES E WAGNER MANCINI

PALCO CENTRO PAULA SOUZA E FATEC ITAQUERA

Mentores/as:
Luciana Panteleiciuc: 
Coach, empresária, escritora e palestrante, possui uma carreira de quase 30 anos de experiência desenvolvendo e gerindo pessoas. Graduada em Administração de Empresas e Marketing, desenvolveu sua carreira como consultora, executiva e empresária. Apaixonada em fazer a diferença em prol das mulheres, desenvolveu seu método de Coaching Exclusivo que visa obter resultados extraordinários na vida pessoal e profissional das mulheres.
Franklin Ribeiro: Gerente de Inovação e Startups na Investe São Paulo.
Cristina Sartoretto: Engenheira de Alimentos, MBA em marketing.
Fernando Oliveira: 15 anos de experiência na área comercial sendo 7 dedicados a indústria farmacêutica. Formando em Publicidade e Propaganda, com pós Graduação em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão em Vendas e Trade MKT. Coach Formação com certificação com respaldo internacional Mentor em negócios e Inovação e Master em PNL.
Catarina Pierangeli: Jornalista pós-graduada em Gestão Mídias Digitais. Potencializo a reputação, a autoridade e a visibilidade de empresas e profissionais – por meio de palestras, treinamentos in company, cursos, oficinas, consultorias, geração de conteúdo on|off-line e gestão de plataformas digitais. Mais de 29 anos de experiência em comunicação corporativa, publicações empresariais,
veículos de imprensa e comunicação digital. Destaco: Petrobras, Avon, Nivea, Editora Abril, Sebrae Nacional, Grupo CRM – Kopenhagen e Brasil Cacau, Agência Ketchum, DPZ, Le Pera, P&G, Revista Goodyear.
Luciana Hashiba: Engenheira de Alimentos pela UNICAMP, com MBA pelo Ibmec, mestrado e doutorado em administração de empresas pela FGV – EAESP nos temas colaboração, desempenho, inovação e sustentabilidade. Atua em inovação desde o início de sua carreira. Percorreu toda a cadeia de valor da indústria de embalagens desenvolvendo novos materiais, mercados, serviços, processos e embalagens. Na Natura, atuou em gestão de pesquisa e desenvolvimento, gestão de projetos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Foi responsável pela gestão estratégica de inovação e pelo modelo de inovação aberta em redes. Hoje se dedica à educação superior e executiva, e a empreender pela WeFab.
Manuel Lemos: Português radicado no Brasil desde 1998, formado em Engenharia Eletrônica em Telecomunicações, Mentor, Investidor Anjo, Especialista em Design Thinking, Gamificação, Criação de Comunidades de clientes.
Fabíola D’Andrea: Mais de 17 anos de experiência na indústria do varejo, passando pelas áreas: Operações, Comercial, Planejamento Estratégico, Novos Negócios, Marketing, CRM, RH (treinamento e desenvolvimento) e Projetos. Sólida experiência em planejamento estratégico, desenvolvimento e implementação de novos negócios nacional e internacionalmente, gestão administrativa e comercial, gestão por categoria, mapeamento de processos, projetos e pessoas. Habilidade para conduzir equipes multifuncionais e interagir com equipes nacionais e internacionais.
Glaucia Filisbino: Meu nome é Glaucia, sou mentora de um curso Chamado Valor prático que ensina a criar negócios desde o foco até a expansão. Também trabalho com moda e dou apoio há mulheres que assim como eu sofrem ou sofreram
Ricardo dos Santos: Advogado especializado em Direito Societário e Mercado de Capitais com diversos clientes, startups e experiência na captação de investimentos.
Thalita Fonte: Engenheira Civil e Mestre em Engenharia de Estruturas pela USP, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, experiência de mais de 13 anos em Engenharia, Operações e Projetos em Multinacionais, com implantação e desenvolvimento de departamentos bem como participação em Fusões e Aquisições, no Brasil e exterior.
Felipe Carvalho: Felipe Carvalho é sócio/diretor da Organix Branding e Comunicação, desenvolvendo projetos no Brasil e exterior. É um grande fomentador do processo de transformação digital, atuando fortemente no fortalecimento de ecossistemas de inovação e empreendedorismo. Acredita que a transformação começa com as pessoas. Para isso, realiza mentorias com empreendedores e
executivos, com uma metodologia pautada no equilíbrio de 5 elos: pessoal, profissional, familiar, social e propósito. É membro fundador da Associação Mentores do Brasil.
Juliana Lourenço: Contadora, Coach de Negócios e Empreendedorismo, Sócia da Life Contabilidade e CPCAM, mentora em eventos de empreendedorismo.
Nelson Nishiwaki: Mentor, Tutor, Consultor, Investidor, Empreendedor, focado em Startups.
Daisy Cangussu: Empreendedora desde 2006. Dirige duas empresas que carregam a marca Wapiya. Reúne mais de 20 anos de experiência na área de gestão de pessoas. Graduada em psicologia. Pós-graduada em neuropsicologia e em empreendedorismo. Mentora e Conselheira em comitês de Empreendedorismo e de Diversidade e Inclusão de minorias no mercado de trabalho.
Luiz Trivelatto: Empresário, estrategista de mercado, palestrante, professor de MBA’s e especialista em aceleração do mindset empreendedor. Premiado Top de Marketing e Professional Management pela Internacional Who’s Who Historical Society. Mentor no FAPESP PIPE-High-Tech Entrepreneurial Training Program e concursos FIESP, CIESP, ROTARACT RIO BRANCO e FIAP. Certificado Customer Development/George Washington University, Mentoring Best Practices e Mentor Ranks Boot Camp/OBr.
Carine Eupidio: Empresária e mentora de negócios e marketing digital. Especializada em aceleração de negócios nas áreas de marketing digital, gestão, negócios, inovação e vendas.
Elza Durham: Especialista em Inovação e PI
Clayton Alves: Mestre em Administração, Professor de Marketing e Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae, professor e coordenador adjunto dos CSTs em Marketing e Gestão Comercial da Universidade Cidade de São Paulo, e consultor de empresas em CRM, Varejo e Varejo Esportivo.
Vilma Mendes: Professional do mercado B2B com MBA. Responsavel por Divisão de Aromas em empresa quimica japonesa.
Áquila Augusto: Head da docly (startup spinoff da sbk), gerente de produto e marketing, investidor anjo, empreendedor, mentor voluntário para startups, palestrante sobre liderança, autoconhecimento e startups. Experiência mercado de serviços e gerenciamento da informação, focado nas atividades de criação e escala de produtos.
Júnior Magalhães: MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USP, pós graduando em Liderança e Coaching e em Gestão da Inovação. Desenvolve pesquisas nas áreas de empreendedorismo, inovação, processos de negociação e neurociência, fundador da Business Negotiation, um centro de formação de negociadores de alta performance, também atua como tutor de ensino a distância.
Walter Fernandes: Mentores do Brasil/Empreendedor/COACH/MENTORIA/BSC FGV/Inventor/Empresário/Investidor.
Roberto Torres: Engenheiro civil, fui professor universitário (Engenharia Maua e Arquitetura Universidade de Guarulhos), calculista de estruturas, Diretor executivo da Alcoa, Aluminio S.A., coordenador de grupo de CEOs na Vistage e mentor da Inovativa. Sócio proprietário da Torres Gestão Empresarial, empresa especializada em mentoria e couching.
Selson Gomes: Mestre em Engenharia Mecânica pela UFMG, Selson está envolvido com o ambiente de inovação desde a graduação, sempre colaborando com trabalhos em diferentes áreas da pesquisa. Atua com aceleração de startups desde 2016, tendo participado da aceleração de mais de 100 startups de diferentes segmentos e estágio de desenvolvimento, e já avaliou mais de 200 startups em programas como FIEMG Lab, Seed, Inovativa e Ahead. É coordenador da Aceleração da Startup Farm desde 2018.
Simone Cornelsen: Biológa, com MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia e Pós em Biofísica Quântica e Bioressonância.  Experiência em consultoria e mentoria voltada para estratégias de negócio e inovação, organização e alavancagem empresarial. Atuação em consultório terapêutico com Leitura de aura, Terapia vibracional sonora, Ortobiomolecular e Thetahealing.
Silvana Galvão: Adm. De Empresas com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e MBA em Coaching possuo mais de 32 anos de carreira. Como empresária geri toda área administrativa da empresa e 60 colaboradores. Atualmente possuo uma loja virtual de moda feminina e trabalho como Coach voltado para o Empoderamento Feminino e consultoria para novas empreendedoras.
Paulo Bircardi: É empreendedor em diversos segmentos, mentor de startups, além de co-fundador da Heptágono Consultoria, empresa especializada desde 1999 em gestão de negócios, tecnologia e inovação para proporcionar produtividade, eficiência e diferencial competitivo às empresas. Com mais de 32 anos de experiência profissional, foi executivo em empresas nacionais e multinacionais de Consultoria, Telecomunicações e outros, com atuações nas áreas Técnica, Financeira, Comercial e Marketing.
Nei Grando: Nei Grando teve duas empresas de tecnologia, é mestre em ciências pela FEA-USP com MBA pela FGV, organizador e autor do livro Empreendedorismo Inovador, é mentor de startups e atua como consultor, professor e palestrante sobre inovação e negócios.
Ricardo Almeida: Nos últimos 10 anos desenvolveu oportunidades de negócio de alto impacto, especialmente nos segmentos automotivos, alimentos e bebidas, e tecnologia. Ricardo adquiriu grande experiência atuando em empresas Nacionais e Multinacionais, em especial nos últimos 4 anos como consultor head de inovações, e estratégias de marketing digital.
Reinaldo Aureliano: Mestrado em Logística pela Poli-USP, com Pós-Graduação em Ciências Náuticas – Engenharia Mecânica
e Graduação em Ciências Náuticas – Engenharia Mecânica pelo CIAGA*EFOMM. Gerenciou equipes de manutenção e classificação de equipamentos navais e Off-shore em mais de 40 países. Atua desde 1990 como Consultor em comércio exterior e transferência de Dual tech, com foco nas áreas de Defesa e Segurança Nacional e Infraestrutura do Brasil e países da América Latina. Fornecedor global de soluções estratégicas e inteligência competitiva em Logística. Mentor e Tutor de Empresas Inovadoras e Start Ups, nas áreas de AgroTech, BioTech, DualTech, Energias Limpas e Renováveis, HealthCare, InsurTech, Internacionalização de Empresas, Smart Cities. Mentorias realizadas em eventos das seguintes instituições: RME(Rede Mulher Empreendedora 2017), FIESP(Acelera e Hackthon), IBM(BlueHack), MERKAZ, MDIC(INOVATIVA BRASIL), SEBRAE(Feira do Empreendedor e CRN Start UPs).
Marcos Le Pera: Criador de mais de 500 marcas, há 30 anos empresario de comunicação.
Marcia Menezes: Fonoaudióloga, consultora e coach de Comunicação, especialista em voz e apresentações profissionais, mestre e doutora em comunicação humana, experiência de 18 anos como professora universitária e orientadora de trabalhos científicos.
Marcelo Tuck: Publicitário e arquiteto, com mais de 25 anos de experiência em agência própria. Atende clientes de diferentes portes e nacionalidades. Responsável por vários lançamentos e reposicionamentos de produtos e serviços. Diversos prêmios, como Cannes CyberLions e Abril. CEO da Agência First, a 1ª voltada para startups e empreendedorismo. É mentor de Comunicação na FIESP, IBM, EN/Sebrae, InovAtiva, entre outros, além de palestrante e juiz no MIT Inclusive Innovation Challenge para América Latina.
Glauco Mota: Atuação na estratégia, processo e tecnologia em empresas na busca de sustentabilidade, eficiência e custos. Especialista em Projetos de tecnologia, melhoria contínua e adequação estratégica com inovação.
Juliana Fernandes: Especialista em E-commerce Business, gestão e estruturação de lojas virtuais e negócios digitais, atua como consultora há 6 anos.
Fatima Laplaca: Sócia fundadora da GAG Investimentos, sua atividade profissional sempre esteve voltada para gestão, motivo pelo qual utiliza o conhecimento adquirido para atuar na gestão estratégica, e de pessoas, buscando sempre implementar soluções nas empresas em que atua. Tem como lema “Faça o bem sem olhar a quem”.
Dani Gabriel: Empreendedora, atua no mercado de moda como especialista em Estilo e Desenvolvimento de Produto. É docente especialista em de Gestão de Produtos , Marketing e Comunicação de Moda, e também como Assessora e Facilitadora em projetos de Empreendedorismo na Feira Preta.
Edson Ferro: Consultor de Novos Negócios envolvendo desenvolvimento de projetos e questões juridicas /fusões, aquisições e investimento. Mentor do Inovativa Brasil e Membro Efetivo da Associação dos Mentores do Brasil.
Cintia Fernandes: Administradora e Antropóloga, com especializações em Marketing, Gestão Pública, Gerenciamento de Projetos, Inovação, Políticas Públicas e Comunicação. Educadora, consultora e empresária. Atualmente está: gerente da Incubadora e diretora do Nitt Ulbratech Tocantins.
Alexandre Galliotti: Mentor em startups, pequenas e médias empresas, negociações e treinamentos/workshops de compra e venda de empresas, trabalhando com empreendedores e investidores, no Brasil, USA e Itália.

 

CURADORIA: MARCELO NAKAGAWA

PALCO CENTRO PAULA SOUZA

11H – BATE PAPO SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Marcus Rocha – Graduado em Administração pela IBMEC Minas Gerais, Marcus trabalha na área de Conhecimento e Inovação da Artemisia. Anteriormente, empreendeu no segmento de moda masculina, atuou como busca e seleção de empreendedores na Endeavor, além de ter atuado em multinacional de alimentos na área de inovação e insights de mercado. Especialista em Design Thinking e experiência do usuário, atua como facilitador de aprendizagem de inovação. Sempre se envolveu como voluntário em projetos sociais.
Marcelo Nakagawa – Professor de Empreendedorismo e Inovação do Insper, FIA, Fundação Vanzolini e Instituto Butantan nas disciplinas de inovação e empreendedorismo. É coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação. É membro do Conselho Consultivo da Anjos do Brasil, do Conselho Executivo de Inovação da Cyrela Commercial Properties. É colunista da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e do Estadão PME, além de ser colaborador da Exame PME. É consultor de empreendedorismo do SENAC-SP e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e consultor de inovação do Bradesco (InovaBRA), Kimberly-Clark e Cyrela Commercial Properties (CCP). É autor dos livros Empreendedorismo: Elabore seu plano de negócio e faça diferença (Ed. Senac, 2013) e Plano de Negócio: Teoria Geral (Ed. Manole, 2011) e co-autor de Empreendedorismo Inovador: Como criar startups de tecnologia no Brasil (Ed. Evora, 2012), Sustentabilidade & Produção (Ed. Atlas, 2011) e Engenharia Econômica e Finanças (Ed. Elsevier, 2009) . É doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC-SP) e graduado em Administração de Empresas (FEA-USP). Foi um dos primeiros mentores da Endeavor Brasil, Diretor de Empreendedorismo da FIAP, Diretor de Pesquisa da Naspers/MIH, Diretor de Inovação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Chefe da área de pesquisa da Eccelera Brasil e pesquisador da A.T. Kearney. Também já atuou como professor na FGV, ESPM, FACCAMP e BM&F BOVESPA.

 

CURADORIA: CAROLINA AUGUSTA E POLYANA GIARDINO

PALCO FATEC ITAQUERA

9H – FORMAÇÃO DE TIMES EM STARTUPS
Diego Rondon 

10H – COMO INOVAR EM UM MERCADO TRADICIONAL DE MANEIRA SIMPLES
Marcelo Moraes (MEI Fácil)

11H – ENTREVISTA CASE: JULIO E LUCIO
Kit Livre 

12H – A IMPORTÂNCIA DE MENTORIA NA JORNADA EMPREENDEDORA
Shay e Aline (Boomit) 

13H – COMPORTAMENTO EMOCIONAL NA ARTE DE EMPREENDER
Rod (Psicólogo com foco em empreendedores)

 

DÚVIDAS? FALE CONOSCO (11) 2619-9190 virada@viradaempreendedora.com.br
INSCREVA-SE